Para além da Jornada Pedagógica: professores inesianos participam de projetos de formação continuada

“É possível ser feliz em um mundo tão desafiador?” 

 

Com esse questionamento, iniciou-se a Jornada Pedagógica do Colégio Santa Inês, que em 2023 ocorreu ainda no mês de fevereiro. Foram quatro dias marcados por aprendizados significativos, alinhamentos essenciais e reflexões provocadoras direcionadas à equipe de professores.  

 

Entretanto, engana-se quem acredita que as possibilidades de aprimoramento profissional e pessoal se encerraram com a volta às aulas. Reconhecendo-se diante de um cenário no qual o ensino está em constante transformação, o Colégio Santa Inês não poupa esforços para promover uma formação continuada aos seus educadores. 

 

“O conhecimento não é estático, mas sim dinâmico. As abordagens e metodologias mudam com rapidez e facilidade, exigindo que a instituição e seus colaboradores estejam constantemente abertos a novas possibilidades de imersão”, afirma a diretora do Colégio Santa Inês, Ir. Celassi Dalpiaz. 

 

Deste modo, promover uma capacitação permanente é fundamental para ampliar as possibilidades de interação entre professores e estudantes, garantindo que as salas de aula atuem como espaços marcados por protagonismo, cooperação e proatividade.  

 

Pensando nisso, a escola proporciona um itinerário repleto de possibilidades de desenvolvimento coletivo e individual, que se estende ao longo de todo o ano letivo. Palestras, simpósios, retiros e seminários direcionados aos diferentes segmentos educacionais compõem parte da programação, que abrange não apenas a formação pedagógica, mas também socioemocional, dos educadores.  

 

Estratégias Pedagógicas Inclusivas 

No dia 14 de março, os professores foram convidados a participar da palestra “Estratégias pedagógicas inclusivas junto a crianças com deficiência”, ministrada pela Prof. Drª Katiuscha Genro Bins.  

 

A apresentação contou com falas referentes aos processos inclusivos e às adaptações necessárias para estimular a construção de uma consciência crítica e valorizar as reais habilidades dos estudantes com deficiência.  

 

Além disso, a professora, que se autointitula como uma “eterna aprendente da educação”, dissertou acerca dos estigmas que pairam sobre a Educação Inclusiva, expondo mitos e preconceitos inerentes ao tema.  

 

Por meio de uma escuta ativa perante o compartilhamento de vivências reais, os professores puderam conferir estratégias pedagógicas capazes de proporcionar um ensino acessível aos estudantes, buscando o caminho da crescente humanização da vida e da valorização da escola como espaço de saber, fazer e ser. 

 

Simpósio Bilíngue  

No último final de semana, os educadores e as coordenadoras da Educação Infantil, do Ensino Fundamental I e Fundamental II, representaram o Colégio Santa Inês em sua segunda participação no 2º Simpósio Internacional de Educação Bilíngue.  

 

Organizado e sediado na Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH), o evento ocorreu nos dias 17, 18 e 19 de março e teve como tema central “Educação Bilíngue: estudos cognitivos e a prática docente”.  

 

Contando com uma programação repleta de palestras, conferências e relatos, o simpósio reuniu profissionais da educação e demais interessados no bilinguismo para refletir acerca da importância de um olhar mais aprofundado para o ensino bilíngue, no que tange, especialmente, a suas práticas e tendências.  

 

Para a professora do 2° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais Pietra Tórgo, participar do evento foi uma experiência enriquecedora. “Me senti feliz pela oportunidade de aprofundar os estudos acerca da educação bilíngue e, com isso, trazer mais intencionalidade para as práticas em sala de aula”, afirma a educadora. 

 

Pietra ainda destaca que o simpósio possibilitou o compartilhamento de iniciativas realizadas dentro da comunidade inesiana. “Lá, apresentamos o Projeto Pequenos Inventores de Histórias, que é motivo de muito orgulho para o 2° ano bilíngue do Colégio Santa Inês, pois mescla toda a potência do imaginário e da escrita dos nossos estudantes”, ressalta.  

 

O projeto mencionado pela professora foi um dos projetos inesianos compartilhados no simpósio pelas representantes do Ensino Fundamental Anos Iniciais: Ana Carolina Quintana, Ana Paula Tolotti e Pietra Tórgo. O segmento também contou com a representação das professoras Camila Teixeira e Marta Carbonera na apresentação do projeto "The Ant's Life".

 

Representando a Educação Infantil, Ana Lúcia Farias, Carina Corá e Rosana Cairuga apresentaram a iniciativa “Fun Monsters - a aquisição da língua adicional inglesa apoiada na cultura do brincar: uma abordagem lúdica para o desenvolvimento do repertório linguístico em crianças da Educação Infantil”. 

 

Enquanto, o Ensino Fundamental Anos Finais, contou com a participação de Analice Vacaro, Iasmine Lopes e Raiany Tomazzi  para apresentar o projeto “A World of Possibilities: relato de prática no Ensino Fundamental II”.   

 

Para a professora de Língua Inglesa Marta Carbonera, as exposições foram um reflexo significativo do empenho da escola em enriquecer seu projeto pedagógico. “Compartilhar as práticas pedagógicas que acontecem nas salas de aula do Colégio Santa Inês com a comunidade acadêmica nos enche de orgulho”, afirma. 

 

Ainda assim, Marta destaca que há uma longa e constante caminha pela frente. “A Educação Bilíngue é um fenômeno complexo e que exige aprofundamento e estudo contínuo por parte da equipe envolvida. A participação em eventos como o Simpósio é de extrema importância para a formação e atualização docente”, ressalta a educadora. 

 

Formações Específicas 

Visando promover uma capacitação integrada, os educadores do Colégio Santa Inês ainda participam de diferentes formações específicas no decorrer do ano, realizando imersões em inúmeras oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal. 

 

Além dos recorrentes momentos de aprofundamento pedagógico e socioemocional, a instituição realiza treinamentos tecnológicos mediante a inserção de novos recursos em sala de aula, proporcionando os conhecimentos necessários para o aproveitamento integral de suas funcionalidades.  

 

Em complemento, o colégio proporciona vivências voltadas à integração e ao autoconhecimento, incentivando a reflexão acerca do propósito e dos objetivos de vida de cada professor. “Compreender o que me move é fundamental para entender o modo como eu me vejo e o legado que quero deixar no processo formativo dos estudantes”, ressalta a Ir. Celassi.  

 

Entre as formações específicas, ainda se destacam as possibilidades de aprofundamento em autores do material didático e a realização de seminários voltados aos diferentes segmentos educacionais.