Gestos que transformam: a jornada da educação para a paz nas infâncias

Nos últimos dias de setembro, assim como todos os estudantes do Colégio Santa Inês, as crianças da Educação Infantil, junto com as suas professoras, também pensaram e conversaram sobre como podemos promover a Paz em nosso cotidiano.

A partir da leitura do livro Gentileza, escrito por Alison Green, as crianças foram convidadas a refletir sobre como gestos de gentileza são importantes no dia a dia e de que forma podemos promover essas ações gentis em nosso cotidiano e nossas relações. As crianças puderam perceber o quanto nos sentimos melhores em ambientes de cuidado e de respeito e que pequenas ações diárias fazem muita diferença na vida de cada um. Ações singelas, mas importantes, como falar com respeito, convidar o colega para a brincadeira, escutar com atenção, cuidar de quem se machuca, ajudar em uma atividade, esperar a sua vez, emprestar um brinquedo, entre tantas outras, são atitudes simples, que nos ajudam a conviver melhor.

Algumas turmas também assistiram ao vídeo que conta a história de José Dantrino, o profeta Gentileza, apreciaram a música da artista Marisa Monte e escutaram a história do livro “The Peace Book” para inspirar suas reflexões sobre esse assunto tão importante. Todas as crianças construíram flores, de diferentes formatos e modelos, e algumas registraram, com ajuda das professoras, palavras e intenções de como é possível promover a Paz em nossas vidas.

Apesar do dia 21 de setembro ser reconhecido como o Dia Internacional da Paz, entendemos que ela se constrói todos os dias, no olhar interessado e na escuta atenta, no respeito, no acolhimento dos sentimentos e na oportunidade diária de brincar e interagir com os pares, sendo acompanhados por adultos atentos, interessados e disponíveis, que mediam as relações e favorecem aprendizagens diárias sobre a boa convivência. Dessa forma, podemos ter uma escola que efetivamente investe na construção de uma cultura da Paz.

Renata Prosdocimi - Psicóloga Escolar da Educação Infantil