Há 76 anos na vanguarda na educação gaúcha

Em setembro de 1946, com a aquisição da chamada Chácara das Camélias, iniciava a trajetória do Colégio Santa Inês, com a inauguração do Instituto Santa Inês, já com Jardim de Infância. Tradicional instituição de ensino de Porto Alegre (RS), a escola confessional católica, desde então, é mantida pela Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora (IENS). O projeto começou alguns meses antes da inauguração, em março de 1946, quando as Irmãs Escolares de Nossa Senhora foram chamadas pelo pároco da Igreja São Sebastião, Pe. Reinaldo Alfredo Ody, para um trabalho educativo na Escola Paroquial, situada num antigo cinema no bairro Petrópolis, na capital gaúcha. Então, a Irmã Maria Michaelis Back assumiu como diretora, formando comunidade com outras colegas irmãs, que vieram como missionárias da Alemanha. A missão de educar começou com 73 crianças.

No ano de 1948, a jovem Laura Arns, mais tarde chamada de Irmã Maria Helena Arns, assumiu a direção do Instituto Santa Inês e, com ela, a madre Maria Hilda Krzypczyk, a Irmã Maria Edite Back, postulante à vida religiosa, e Maria Mathilde Meurer. Aos poucos, transformações foram acontecendo e, em 1954, foi fundado o Ginásio Santa Inês, que, em 1961, passou a se chamar Colégio Santa Inês. A escola crescia e, em 1964, a Irmã Sônia Haydê Randazzo assumiu a direção do Curso Primário. Entre os anos de 2007 e 2012, a escola ficou sob a direção da Irmã Felícitas Loebens. E, desde janeiro de 2013, cresce sob o olhar atento da Irmã Celassi Dalpiaz que, entre tantos momentos marcantes, coordenou a transição de marca do Colégio, em 2019.

Em constante evolução, a instituição segue firme na busca por Novas Formas para o Conhecimento, com uma prática pedagógica que evolui e se adapta às necessidades dos estudantes e da contemporaneidade. Durante a pandemia, o Santa Inês foi a primeira instituição da Capital a implementar o Novo Ensino Médio, um ano antes do prazo estabelecido pelo MEC. No mesmo período, apesar das incertezas, inaugurou o E-class - Laboratório Interdisciplinar de Experimentações Prof. Júlio Trolli. “Seguimos na vanguarda e fiéis ao compromisso de formarmos cidadãos capazes de impactar positivamente na sociedade”, reafirma a diretora da instituição, Irmã Celassi Dalpiaz, ao destacar que o investimento em uma educação transformadora e na formação integral das crianças e dos jovens nunca foi tão importante como nos dias atuais. “No Santa Inês, buscamos novas formas para aprender com a natureza, ler o mundo, conectar saberes e construir o futuro!”, conclui a diretora.