
Homenagens à Paternagem: Trajetos de Afeto.
Em agosto o Colégio Santa Inês celebra o amor, afeto e acolhimento daqueles que exercem a Paternagem. Em manhãs de sábado que ficarão eternamente marcadas nos corações daqueles que estiveram presentes, os bebês e as crianças da Educação Infantil intensificaram os elos de carinho com aqueles que os acompanham em todas as etapas da vida, momentos marcados por alegria, conexão e brincadeiras!
Na Classe Bebê, a proposta desse ano envolveu “Brincadeiras musicais com o papai”, em momentos especiais e cuidadosamente planejados, m que pais e filhos (as) ouviram a história do livro “Isso não é uma caixa”. O livro incentiva a imaginação, mostrando que uma caixa pode ser muitas coisas, dependendo da criatividade de quem a observa. A partir desse momento e usando materiais não estruturados, as crianças e suas famílias aproveitaram de músicas e muitas brincadeiras.
Já nos Níveis 1, 2 e 3 a homenagem preparada através da proposta “Um passeio de diversão com quem eu amo”, levou os papais e os pequenos a aprenderem através da história do livro “A Raposa vai de carro”, acompanhando a aventura da raposa Lila, que decide aprender a dirigir um carro abandonado na floresta, com a ajuda dos seus amigos animais. Em uma aventura preparada no auditório do Colégio, todos puderam passear pelas ruas, respeitar as regras de trânsito e dirigir seus carros imaginários.
“Uma jornada com quem eu amo” foi a proposta de homenagem realizada pelas crianças do Nível 4. Utilizando o Programa jornada Z com peças de lego, muita criatividade e conhecimento, pais e filhos/as divertiram-se juntos construindo garagens e guiando robôs pelas pequenas cidades dispostas na sala.
O amor e o cuidado não possuem uma única forma, na vida dos nossos pequenos, há figuras que exercem com toda sua ternura e presença a função de paternar. Para Madre Teresa de Jesus Gerhardinger, fundadora da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora, “educar é formar no campo científico, religioso e profissional, levando a Boa Nova do Reino de Deus às crianças e aos jovens”.