Horta orgânica é uma das estratégias de ESG na prática

Conheça essa e outras iniciativas que integram os princípios sustentáveis, sociais e de governança do Colégio Santa Inês

Práticas sustentáveis são uma das marcas registradas do Colégio Santa Inês, nos âmbitos educacional, cultural, social, econômico e ambiental. Nas reuniões e em todas as festividades, os copos plásticos não têm vez, pois foram substituídos por copos eco e feitos de bambu.

As mudanças vão além: os colaboradores recebem sacolas feitas de algodão (ecobags) para carregar seus pertences; as camisetas de campanhas institucionais são fabricadas a partir de garrafas PET, na entrada pela rua Felizardo Furtado, dispomos de um coletor de óleo de cozinha e material eletrônico – porque tais resíduos necessitam de um descarte diferenciado.

A escola ainda conta com o selo FSC (Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal, em português) nas produções literárias, também conhecido como selo verde, que consiste em uma certificação florestal na garantia de que todos os produtos derivados da floresta são oriundos de um processo de produção orientado de maneira ecologicamente correta, socialmente justa e economicamente viável. Outra prática recorrente é a utilização de papéis semente, possibilitando uma reutilização do material, de forma criativa, como um convite à comunidade para plantar essa ideia.

Já conhecia todos esses recursos que há anos já fazem parte da rotina dos inesianos?

Outra intervenção que encanta a todos que acessam o Colégio pela rua Felizardo Furtado é a horta orgânica das Irmãs Escolares de Nossa Senhora (IENS). A ressignificação do espaço está em constante transformação e conta com o envolvimento de toda a comunidade escolar, a exemplo da plantação e cuidado com as mudas, realizados pelos colaboradores, das visitas dos estudantes para descobertas e estudos científicos e o consumo dos chás, temperos e hortaliças pelas Irmãs, que educam pelo exemplo, ao gerenciar uma alimentação mais saudável.

No espaço, há também um coletor de água da chuva, com capacidade de 600 litros, utilizado para regar os cultivos, evitando o gasto de água potável e utilizando ao máximo as possibilidades vindas da natureza. E o minhocário é uma estratégia sustentável, com o húmus produzido a partir do reaproveitamento de resíduos sólidos dos alimentos selecionados na cozinha da residência das Irmãs Escolares.

Os múltiplos impactos da horta

Conforme a diretora, Irmã Celassi Dalpiaz, “firmamos, constantemente, compromissos com a comunidade escolar na preservação do planeta, e com a horta orgânica não é diferente. Educamos pelo exemplo ao mostrar a importância do cultivo sustentável; estimulamos uma vida mais saudável consumindo o que plantamos; reduzimos o desperdício de alimentos e de água. Muitas são as formas de conectar os conhecimentos com o nosso cotidiano, a partir da ampliação de espaços verdes na escola. Espaços esses que permitem florescer a biofilia, conexão genuína com a natureza para cuidarmos dela, pilar que está presente desde a nossa Educação Infantil até ao Ensino Médio! A nossa horta possibilita um ambiente acolhedor e de integração da equipe com o Colégio, afinal, é feita pelos colaboradores. Famílias e estudantes são convidados para contribuírem com os cultivos de chás, temperos e verduras, como alecrim, alface, rúcula e lavanda (para afastar os insetos)”, revela a Irmã.

“Outras evidências que comprovam o tamanho potencial da horta, no fortalecimento de uma cultura de preservação, é a redução da pegada de carbono, porque não é necessário transporte desses insumos até a escola e, também, a eliminação de custos e desperdício de alimentos. E, enquanto instituição de ensino, temos orgulho em ofertar mais um espaço verde para promovermos campanhas de educação ambiental, o contato com a terra, servindo de aula sobre o tempo de florescer de cada um e fomentando que a ideia se multiplique pelas casas da família inesiana.”, completa a diretora.

Dia da Terra

Dia 22 de abril é comemorado o Dia da Terra, e contar algumas das iniciativas sustentáveis do Santa Inês é ressaltar que a agenda ESG, da sigla em inglês (Environmental, Social and Corporate Governance - Governança ambiental, social e corporativa) é uma realidade!

A horta orgânica e as ações como as ecobags, os copos de bambu, os coletores de resíduos, as camisetas de PET e o selo FSC são um compromisso com o presente e com o futuro, e evidenciam que, com pequenos gestos, fazemos parte de uma forte corrente para a preservação do planeta, que, acima de tudo, é a nossa casa e precisa ser cuidada com amor e responsabilidade.