Inesiana toma posse como Desembargadora Federal
Tomou posse nesta segunda-feira, como Desembargadora Federal do TRF da 4ª Região, a Juíza Federal Taís Schilling Ferraz. Ex-aluna do Santa Inês, Taís fez sua formação básica no Colégio, e é filha do ex-presidente da Apamesi, Luiz Carlos Santos Ferraz. “A alegria de uma escola é entregar bons cidadãos para a sociedade. Cidadãos do bem, que colaboram ativamente para a transformação social”, destacou Ir. Celassi Dalpiaz, diretora do Colégio.
Formada em Ciências Jurídicas e Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs – 1991), Taís é mestre em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS – 2015) e doutoranda em Ciências Criminais também pela PUCRS, na área de concentração “violência e segurança pública”. Desde 2014, atua como juíza convocada para atuação na 6ª Turma, com atribuição para as áreas de Direito Previdenciário e Saúde. Integra o Centro Nacional de Inteligência da Justiça Federal, como membra do grupo operacional. É especialista em Docência no Ensino Superior e formadora na Escola da Magistratura do TRF4 (Emagis) e na Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), com habilitação pela Escola Nacional de Magistrados (ENM), da França, na formação de formadores.
Desde 2018, Taís Schilling Ferraz é pesquisadora do Conselho Consultivo do Departamento de Pesquisas Judiciárias do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Entre 2017 e 2019, foi integrante do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP). Durante o período de 2009 a 2013, foi presidente da Comissão da Infância e Juventude do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), além de representar o Conselho nas Estratégias Nacionais de Justiça e Segurança Pública (Enasp) e de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA). Também exerceu o cargo de ouvidora nacional do MP entre 2011 e 2012. Antes disso, entre os anos de 2008 e 2010, foi convocada para atuar como juíza auxiliar da Presidência do Supremo Tribunal Federal nas gestões dos ministros Ellen Gracie e Gilmar Mendes.