Inesianos formam a única equipe gaúcha na British English Olympics
Agora falta pouco! Um grupo de 12 jovens do Ensino Fundamental Anos Finais e do Médio já está de malas prontas para representar o Brasil, juntamente com outras escolas, na British English Olympics (BEO). Os estudantes do Santa Inês embarcam no próximo dia 30/07 (sábado), para Londres, onde participam da Olimpíada Internacional de Escolas com Programas Bilíngues, que reunirá mais de 35 países e é promovida por duas instituições de excelência: a BEO World e o Oxford International Education Group. “Queremos dar aos estudantes uma plataforma para mostrar seus talentos incríveis, serem criativos e inspirarem aqueles ao seu redor”, explica a organização do BEO 2022, ao falar sobre a proposta da iniciativa.
Foram meses de preparação para a competição cujas provas envolvem conhecimentos e habilidades variadas nas diversas áreas do conhecimento. “A gente se preparou bastante e acho que vamos ir bem. O que mais vale é a experiência que vamos ter”, antecipa a estudante Carolina Moreira que, atualmente, está cursando o 9º Ano do Ensino Fundamental. Ao pisar em solo britânico, o grupo terá que colocar em prática todo o aprendizado em competições como o BEO Country Spotlight, na qual cada equipe recebe um novo país para apresentar em uma convenção com foco em mistérios e fenômenos inexplicáveis. Nesta etapa, a equipe do Santa Inês representará BAHAMAS. Outro desafio será o BEO INVESTIGATION, uma fase que envolverá métodos práticos de pesquisa e resultados com o objetivo de ampliar a compreensão sobre assuntos diversos, ensinando os jovens a identificarem notícias falsas. O grupo participará, ainda, de competições como o BEO DEBATE, o BEO A CAPPELLA CONTEST, o BEO DRAMA FESTIVAL, o BEO IMPROVISATION CHALLENGE e o BEO MYSTERY CHALLENGE.
Expectativa em alta, também, para a estudante Julia Nascimento, do 3º Ano do Ensino Médio. "Estou muito ansiosa para conhecer Londres! Estar indo com o colégio será uma experiência incrível. Quero conhecer pessoas de outras escolas e fazer novas amizades. Acredito que vou trazer muitos conhecimentos novos e experiências incríveis", comemora Julia. A estudante e os demais colegas viajam acompanhados das teachers Iasmine Lopes, Karina Wyrwalska e da diretora do Colégio, Irmã Celassi Dalpiaz. “Será um momento de grande aprendizagem a partir de vivências tais como o contato com diferentes nacionalidades, o exercício da comunicação exclusivamente em inglês, a necessidade de maior autonomia, a sensibilidade ao conhecer uma capital tão importante, repleta por intervenções sociais e culturais, além das possibilidades de conhecimentos interculturais”, conclui a diretora.