Inspirando gerações

Sua história inspirou, e ainda inspira, gerações inesianas! E não é por menos: há quase 70 anos, a Irmã Sônia Haydê Randazzo chegou ao Colégio Santa Inês. Professora de muitos, diretora de outros tantos, ano após ano, conduziu nossa escola com maestria. Hoje, compartilhamos as “escrevivências” dessa grande mulher, que sempre foi firme na missão de formar integralmente crianças e jovens, colaborando para a construção de uma sociedade mais justa e humana!

“Há quase 70 anos que cheguei ao Colégio Santa Inês, como professora dos pequenos e, no decorrer dos anos, estudante de letras clássicas em curso superior e mestrado. Enquanto isto, o Colégio ia crescendo em número de alunos e de prédios. Em 1959, já como Irmã Escolar de Nossa Senhora, passei a ser professora do Ensino Médio durante muito tempo. Em 1975, assumi a direção do Colégio, embora meu maior prazer fosse lecionar. Como diretora, sempre fui auxiliada por uma boa equipe de colaboradores, pois as exigências educacionais tornavam-se sempre maiores. Foi sempre muito prazeroso lidar com os estudantes em geral, especialmente com o Grêmio Estudantil, com os pais da APAMESI (Associação de Pais do Santa Inês), com os numerosos professores que, no decorrer do tempo, iam se sucedendo e aumentando. Nem tudo foi fácil, até porque minha saúde, nem sempre foi boa, porém isso não perturbou a vida do colégio, que foi progredindo como “árvore plantada à beira de um rio”, com a graça de Deus e de nossa sempre jovem padroeira, Santa Inês.

Hoje, já com idade adiantada, fora das atividades escolares, vejo com alegria que, com outras direções, outras regras e inovações de ensino, o colégio continua, com sucesso, sua missão, sua caminhada de ensino e educação nos valores cristãos, para as novas gerações do século XXI, de acordo com os princípios da fundadora da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora, a Bem-Aventurada Maria Teresa de Jesus Gerhardinger. Aproveito esta oportunidade para expressar o quanto sou grata pelos anos que pude servir como educadora e por todos/as que comigo colaboraram durante aqueles anos. Guardo belas recordações daquele belo tempo!”


Ir. Sônia Haydê Randazzo