Interlocução dinâmica mantém vínculo entre estudantes e teachers
Com o início da proposta temporária de estudos domiciliares na última semana, as professoras de inglês do Programa Bilíngue e do programa de imersão do Multi-idade precisaram oportunizar novas aprendizagens, tendo em mente um ambiente até então não utilizado: o virtual! “Para podermos garantir as vivências no idioma, primeiramente precisamos pensá-lo como uma forma de se relacionar no mundo. Diante dessa perspectiva, sentimos a necessidade de desenvolvermos materiais que comunicassem essas relações”, explica o Coordenador de Ensino Bilíngue do Colégio, Eduardo Sampaio.
De acordo com o professor, uma das primeiras relações que muitos estudantes do Programa Bilíngue do Colégio Santa Inês estabelecem com a língua inglesa começa com o vínculo desenvolvido com as teachers a partir de propostas interacionais e pedagógicas. “Assim, sentimos a necessidade de comunicar nossas produções pedagógicas de forma que os aspectos de linguagem mantivessem esses vínculos”, destaca. Para auxiliar nesse novo momento, a equipe do Programa Bilíngue desenvolveu materiais com avatares das teachers, utilizando uma linguagem lúdica (ilustrações, cores, reações) e afetuosa, mas comunicando, de forma clara, informações e instruções sobre como desenvolver as atividades, em aspectos bilíngues.
Atividades audiovisuais, como podcast de storytelling com a voz das professoras ou canções em plataformas de vídeos, também estão sendo produzidas, objetivando a manutenção das compreensões orais, além de atividades de leitura e escrita, reforçando o biletramento, entre outras tantas. “Para algumas turmas, estamos propondo o registro desse momento em casa, por meio do que decidimos chamar de Stay-Home Diary”, complementa Eduardo, ao explicar que a atividade consiste na construção de um diário, no qual as crianças possam registrar, com fotos e/ou desenhos, o que estão fazendo de legal e divertido. “Assim, elas poderão dividir, com os colegas e as professoras, as experiências vivenciadas na volta às aulas presenciais”, conclui.
Para reformular o planejamento e se adequar ao novo momento, a equipe realiza encontros formativos diariamente, utilizando plataformas de comunicação à distância.