Internet das Coisas com foco no cotidiano motiva oficina

O Santa Inês foi palco nesta segunda-feira (26.09) para o Maker Day Intel, projeto que desde julho está percorrendo os Estados de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O objetivo é simplificar a vida de muitas pessoas por meio da ação de novos inventores, sejam estudantes ou hobbystas, da ciência e tecnologia. Ao todo, a oficina envolveu cerca de 25 estudantes, de nove turmas do Ensino Fundamental, distribuídos em grupos.

Os inscritos vão puderam experenciar o conceito do Movimento Maker e a metodologia Design Thinking com a professora Marcela Santos, embaixadora local da Maratona Maker. A partir do fomento, será possível desenvolver ideias com a característica-chave de usar a chamada Internet das Coisas. Assim, eles poderão inscrever seus trabalhos como candidatos a prêmios da iniciativa promovida pela Intel. Criatividade e inventividade são os principais critérios de seleção para definir os vencedores, que concorrem a 50 kits da Intel e três viagens à multinacional em São Paulo.

“Essa oportunidade vem ao encontro dos projetos em tecnologia do colégio. A compreensão desenvolvida com os estudantes, sobre o que é ser maker e o Design Thinking, vai muito além do uso das novas tecnologiase mostra que o protagonismopode ser trabalhado com as coisas mais simples do dia a dia. Ou seja, para sair da caixa, não precisamos de grandes recursos, basta o desejo e a criatividade para que a inovação aconteça com aquilo que temos nas mãos”, ressaltou o vice-diretor do Santa Inês, Miguel Ângelo Schmitt, quanto à usabilidade das criações pretendidas.

Apesar do desenvolvimento de novos produtos demorar bem mais, o professor Filipe Ghesla destaca que a dinâmica do processo tem como base o faça você mesmo. “Alguém tem a ideia hoje, cria amanhã e daqui a pouco já têm uma ou mais pessoas aplicando o resultado de forma colaborativa e ajudando na resolução de problemas diversos, mas que são corriqueiros em diferentes contextos sociais”, avalia Ghesla, um dos responsáveis pela área de Robótica do Colégio Santa Inês.

Clique aqui e confira as fotos da oficina.