IV Congresso Brasileiro de Alfabetização

A Coordenação Pedagógica do 2º Ano Bilíngue ao 5º Ano do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, Viviane Nectoux, e a Orientadora Educacional do segmento, Laura Bagatini, apresentaram hoje, em Belo Horizonte, um artigo científico durante o IV Congresso Brasileiro de Alfabetização. O trabalho “Pequenos Inventores de Histórias”: análise de um projeto de produção textual na alfabetização, aborda o projeto desenvolvido, há 10 anos, com estudantes do 2º Ano do Ensino Fundamental e que, anualmente, culmina com a edição de uma obra, lançada em sessão de autógrafos na Feira do Livro de Porto Alegre.

Também participa do evento a professora Ana Paula Tolotti, do Nível 4 da Educação Infantil. Durante o Congresso, ela apresentou os artigos “As produções textuais de alunos de uma escola da Rede Pública Municipal de Porto Alegre e suas contribuições para as estratégias pedagógicas de construção de textos de seus professores” e “O que as pesquisas científicas têm evidenciado sobre práticas de alfabetização em contextos de 1º Ano do Ensino Fundamental?”  

De natureza científica e pedagógica, com periodicidade bianual, o Congresso Brasileiro de Alfabetização (CONBAlf), de natureza científica e pedagógica, vem sendo reconhecido como um dos principais eventos nacionais de debates sobre o tema da alfabetização.