Jogos Escolares: espírito esportivo dentro e fora de quadra
De 12 até 17 de agosto de 2024, ocorreu mais uma edição dos Jogos Escolares, evento que reúne estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais e do Ensino Médio em mais uma ação que celebra o Dia do Estudante. Com a missão de proporcionar momentos de integração, lazer e saúde, considerando os conceitos plenos de bem-estar físico, mental e social, as turmas participaram das modalidades de Futsal, Voleibol, Handebol, Basquete, Futemesa, Revezamento, Xadrez e Tênis de Mesa.
Os Jogos Escolares deste ano exercitaram não apenas a prática de atividades físicas, como também incentivaram a solidariedade dos inesianos. Para se inscrever, cada equipe precisou doar 10kg de alimento não perecível, totalizando uma arrecadação de 180kg, os quais serão destinados às famílias em situação de insegurança alimentar por ocasião da enchente. De acordo com o professor de Educação Física, Vagner Rossoni, “os jogos têm um papel fundamental na construção de valores, trabalho em equipe, determinação, força de vontade e espírito esportivo (esforço, ética para atingir objetivos, aceitação da derrota e persistência para seguir em frente), pensando sempre na questão da superação. Além de contribuir para a construção de hábitos saudáveis, os estudantes que praticam esportes ampliam as interações e relações com os colegas de seus níveis de ensino, ao fazer florescer os seus ciclos de amizades”.
Os participantes mostraram seu potencial e interesse pelos esportes, constatando que os benefícios associados ao exercício físico se somam aos processos de cognição, aprendizagem e formação de memórias afetivas, indo muito além de um momento para recreação. Na colocação geral, depois dos pontos contabilizados, a equipe do Ensino Fundamental Anos Finais que levou o troféu foi a turma 84. Em segundo lugar, garantiu a medalha de prata a turma 72; com o bronze, a turma 73. A classificação geral do Ensino Médio foi a seguinte: 1º lugar, turma 2A; 2º lugar, turma 3A e, em 3º lugar, turma 2B.
A determinação teve uma motivação especial em 2024: os Jogos Olímpicos de Paris. Conforme o professor Vagner, “primeiramente os estudantes conseguem observar, nas Olimpíadas, um esporte de alto rendimento, o que faz com que eles pensem em estratégias táticas e gestos técnicos possíveis de aplicação quando chega a sua vez de competir na escola. Além disso, os Jogos Olímpicos são uma fonte de inspiração para todos, pois conseguimos conhecer histórias de pessoas que obtiveram sucesso, ultrapassando barreiras e chegando ao auge de suas carreiras, tendo assim um modelo de sucesso a ser seguido no âmbito esportivo.”