Laboratório Remoto no Ensino Médio

Os estudantes do 1º Ano do Ensino Médio iniciaram o ano buscando desmascarar "fake news" a partir de métodos científicos. Após conversarem sobre o pH de alguns alimentos que estariam circulando nas redes sociais como sendo “bons para combater a covid-19", analisaram se esses alimentos teriam o pH indicado na notícia e, ainda, se haveria alguma comprovação científica sobre a eficácia deles contra o coronavírus. A atividade foi desenvolvida na Trilha de Ciência da Natureza, componente curricular do Novo Ensino Médio, com a professora Mariana Marasca, que apresentou o fenômeno científico utilizando o laboratório remoto para representar concretamente as variáveis do conhecimento.

"Apurar o espírito crítico sobre os fenômenos cotidianos aprimora a leitura de mundo dos estudantes e, consequentemente, sua capacidade de entendimento e intervenção sobre o contexto em que estão inseridos", avaliou a Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio, Fabiana Pires. Durante a aula, o auxiliar de Laboratório, Mateus Schneider, comprovou, utilizando como indicador natural, o suco de repolho roxo, que a acidez de determinados alimentos estaria bastante equivocada e, assim, juntamente com os estudantes e a professora, foi possível desmascarar a fake news, comprovando que o pH indicado na notícia estava equivocado, assim como sua eficácia na pandemia.