Leitura: conexões com o mundo

De acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, “ler” significa, entre diversas acepções, interpretar, examinar, perceber, deduzir, decifrar, compreender, enfim, estudar. Atualmente, devido ao avanço das tecnologias modernas, a prática da leitura tornou-se pouco interessante para muitas pessoas. Contrariamente, a importância da leitura na vida de cada um não diminuiu com o passar do tempo.

O ato de ler não se restringe à mera interpretação da linguagem escrita, pois proporciona uma extensa série de benefícios, como uma maior compreensão sobre o mundo e sobre as outras pessoas, com suas crenças e seus desejos, ou seja, a leitura desenvolve empatia. Além disso, quem lê tende a compreender pensamentos ambíguos, isto é, entender diferentes aspectos de um mesmo assunto ou fenômeno; também pode aprender sobre a vida e o universo, adquirindo novas experiências. A leitura ainda estimula áreas diferentes do cérebro e, consequentemente, potencializa várias funções do sistema cognitivo.

Empatia, conhecimento de mundo, senso crítico, novas experiências, em suma, aprendizado. Ler constitui-se prática fundamental para o desenvolvimento das diferentes dimensões dos indivíduos, sejam elas socioemocionais, sejam elas cognitivas, e contribui para a formação integral de cada um.

O exemplo do “Diário de Anne Frank em quadrinhos”, livro discutido pelo “Clube de Leitura”, oferece a oportunidade de conhecermos experiências de isolamento, mesmo em outro tempo, de outra forma e por força de outras circunstâncias, que conectam o passado com o presente e nos possibilitam debater os dilemas e as escolhas das pessoas em cada contexto e, portanto, formar opiniões e marcar posição transformadora no mundo.

Trocar e discutir leituras realizadas, ideias que surgem, interpretações e relações com o mundo em que vivemos é o objetivo da escola, materializado no “Clube”, pois ler não se restringe apenas à fruição ou à obrigatoriedade, mas promove a liberdade da construção e da desconstrução de ideias, da extrapolação de fronteiras e da criação de sonhos possíveis ou impossíveis. Compartilhar experiências e ver o mundo a partir diferentes pontos de vista proporciona o encontro com outras verdades e outras possibilidades, além, muito além do horizonte.

Analice Vacaro
Coordenadora Pedagógica Ensino Fundamental Anos Finais