Leitura: Uma experiência de conexão e transformação
Ampliar a capacidade leitora e o estabelecer conexões, com o objetivo de se transformar e transformar o outro, impactando na construção de um mundo melhor, está entre os objetivos do projeto “Leitura: Uma experiência de conexão e transformação” desenvolvido pelos estudantes do 9º ano. O trabalho transdisciplinar teve como ponto de partida uma dinâmica de sensibilização e um cine-debate sobre o clássico “O Ensaio sobre a cegueira”, de José Saramago. Além disso, as leituras paradidáticas do 1° e do 2° trimestre, “Extremamente Alto & Incrivelmente Perto” (J. S. Foer), “O sol é para todos” (H. Lee), “Não era você que eu esperava” (F. Toulmé), “Crônica de uma morte anunciada” (Gabriel G. Márquez), “O alienista” (Machado de Assis), “A maçã envenenada” (M. Laub) e “O ódio que você semeia” (A. Thomas), subsidiaram a construção do projeto que culminou na criação de uma revista personalizada e autoral. As temáticas escolhidas pelos estudantes abordam temas pertinentes às diferentes realidades – abandono, racismo, inclusão, desigualdade social, feminismo, entre outros.
“Ao compartilhar ideias, concepções e questionamentos, os estudantes experimentam o estranhamento frente ao outro e, nesse processo dialógico, dão-se conta da naturalização das mazelas da sociedade”, avalia Analice Vacaro, Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais, ao analisar o impacto do projeto no processo de construção do autoconhecimento e do aprendizado das turmas. A partir das atividades, os estudantes desenvolvem competências leitoras, como compreensão, interpretação e análise dos temas propostos. Além disso, percebe-se maior engajamento com questões socioculturais, discernimento na leitura de dados e fatos.
Confira as fotos e o vídeo do projeto.