Leituras de verão: 14 livros para te acompanhar nas férias

A literatura nos permite viver as mais profundas experiências, conhecer os mais distantes lugares e viver as mais diversas vidas sem sair do sofá. Afinal, como diria o escritor Ferreira Gullar, “A arte existe porque a vida não basta”.

Então, que tal usar o tempo disponível nas férias para explorar novas perspectivas de mundo e exercitar o hábito da leitura? A seguir, apresentamos uma lista variada de sugestões de obras: dos quadrinhos às biografias, da ficção à não-ficção, para todos os públicos e todos os gostos.

 

1. As Aventuras de Tom Sawyer – Mark Twain | A partir dos 12 anos

Clássico que é clássico nunca perde seu valor. Nesta versão em quadrinhos da grande obra de Mark Twain, “As aventuras de Tom Sawyer” ganha uma roupagem toda especial, em estilo mangá, para narrar as estripulias de Tom, Huck e Becky. Uma leitura para toda família, perfeita para as férias.

 

2. A Invenção de Hugo Cabret – Brian Selznick | A partir dos 10 anos

Quase todo mundo já assistiu ou, pelo menos, ouviu falar do filme “A invenção de Hugo Cabret”, do célebre cineasta Martin Scorsese. Pois o filme é inspirado num livro do escritor e ilustrador Brian Selznick. Através da história de Hugo, um menino órfão que mora sozinho numa estação de trem de Paris, o leitor é apresentado a uma engenhosa e fantástica invenção: o cinema. Mesclando belas ilustrações com texto escrito, o livro transporta quem lê para os primórdios da sétima arte. Mas atenção: depois de começá-lo, é impossível parar de ler.


3. Extraordinário – R. J. Palácio | A partir dos 10 anos

August Pullman, mais conhecido como Auggie, enfrenta um enorme desafio em sua vida: começar a frequentar a escola! Porém, Auggie é fisicamente diferente dos outros, e essa diferença impõe a ele obstáculos ainda maiores do que aqueles naturalmente vividos por todo aluno de 5º ano. Um livro fundamental para fazer refletir sobre como a diferença faz todos extraordinários.


4. Uólace e João Victor – Rosa Amanda Strausz | A partir dos 12 anos

Em Uólace e João Victor, da brasileira Rosa Amanda Strausz, o leitor é apresentado a dois adolescentes de realidades sociais muito distintas: um deles é morador de rua, e o outro, um estudante de classe média. Contudo, ao longo da narrativa, é possível perceber que eles, no fundo, têm muito mais semelhanças do que diferenças entre si: os medos, os desejos, as amizades, as famílias… A realidade que os separa, afinal, não é tão distante quanto parece. Com esta obra, o leitor é provocado a abrir os olhos para a sociedade à nossa volta.


5. Irmãos de Guerra – Sharon E. Mckay (autor) e Daniel Lafrance (ilustrador) | A partir dos 14 anos

Uma HQ impactante sobre uma guerrilha ocorrida em Uganda, na África. A ameaça violenta vem de um grupo religioso militar formado por crianças raptadas. Certa noite, Jacob e Tony, adolescentes comuns de 14 anos, estão no dormitório da escola, quando guerrilheiros invadem o local. Os garotos são sequestrados, submetidos a situações dramáticas e obrigados a cometer atos violentos. É diante desse cenário de hostilidade que surgem a irmandade e a solidariedade entre os meninos, dando uma verdadeira aula de humanidade. Ao longo da obra, várias questões morais são trazidas, deixando reflexões importantes: “onde acaba a vítima e começa o criminoso? Quem deve ser punido? Quem deve ser responsabilizado?”

 

6. O Menino que Caiu no Buraco – Ivan Jaf | A partir dos 6 anos

Um garoto de 13 anos passa por dificuldades porque seu pai está deprimido e não tem forças para levantar da cama há um ano. Certo dia, a caminho da escola, ao desviar da sua rota habitual, o menino cai num buraco fundo e escuro. Apavorado, precisa buscar estratégias físicas e principalmente emocionais para sair daquela desconfortável situação. Com essa alegoria, a obra aborda temas delicados e cruciais para a vida, como a depressão, a solidão e os desafios do amadurecimento.

 

7. O Fazedor de Velhos – Rodrigo Lacerda | A partir dos 12 anos

“O Fazedor de Velhos”, de Rodrigo Lacerda, é um romance de formação, que trata do processo de desenvolvimento físico, moral, psicológico, estético e social do protagonista Pedro, desde a infância até a chegada da vida adulta. Ao longo dessa jornada de autoconhecimento, o leitor é guiado por uma estranha e imprevisível figura: o professor Nabuco, apelidado de "o fazedor de velhos”. Uma obra fundamental para pensar a respeito dos projetos de vida.

 

8. Vamos Comprar um Poeta – Afonso Cruz | A partir dos 12 anos

Em “Vamos Comprar um Poeta”, o leitor é transportado para uma realidade distópica, em que todo o cotidiano, dos alimentos aos beijos, é medido por números, marcas, custos, lucros e patrocínios. Uma sociedade completamente materialista, em que o afeto, a beleza e a contemplação não encontram mais espaço. Mas tudo isso se transforma para uma família no momento em que tomam uma decisão pouco convencional: comprar um poeta. Será que seu jeito poético, sensível e “inutilista” é capaz de transformar essa realidade?

 

9. O Drible – Sérgio Rodrigues | A partir dos 14 anos

Quem disse que futebol e literatura não se misturam? “O drible”, de Sérgio Rodrigues, certamente, é um dos exemplos mais primorosos de como é possível mesclar a arte das letras com a arte da bola. Por meio de uma história familiar recheada de tensões, o livro recupera episódios sombrios da história recente do país e faz uma celebração do nosso futebol, contando a história de Mario, um célebre cronista esportivo brasileiro, e Peralvo, um brilhante e esquecido jogador de futebol dos anos 1960. Indispensável para os amantes do futebol.

 

10. Estrela Solitária – Um Brasileiro Chamado Garrincha – Ruy Castro | A partir dos 12 anos

Se o assunto é futebol, não se pode esquecer de uma das mais brilhantes biografias já escritas: “Estrela Solitária – Um Brasileiro Chamado Garrincha”, de Ruy Castro. Nela, o leitor é apresentado à intimidade da vida de um dos maiores jogadores de todos os tempos: Manoel Francisco dos Santos, mais conhecido como Mané Garrincha. Gênio dentro das quatro linhas, o bicampeão mundial viveu uma vida turbulenta fora dos gramados. Fundamental para quem quiser conhecer a história do futebol brasileiro.

 

11. Eleanor & Park – Rainbow Rowell | A partir dos 15 anos

Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de 16 anos, que se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem e contem essa história sobre o primeiro amor.

 

12. A Vida do Elefante Basílio – Erico Veríssimo | A partir dos 8 anos

“A Vida do Elefante Basílio” narra a história de um elefante que vai parar no zoológico de Londres, onde aprende a falar inglês. Depois de ser vendido para o Circo Lusitano, ele é adotado pelo menino Gilberto, com quem passa a se comunicar melhor e ir a caminho de seu sonho.

 

13. A Maior Flor do Mundo – José Saramago | A partir dos 6 anos

Em “A Maior Flor do Mundo”, Saramago se transforma em personagem e conta que uma vez teve uma ideia para um livro infantil, no qual um menino faz nascer a maior flor do mundo. O autor não se julgava capaz de escrever para crianças, mas chegou a imaginar que, se tivesse as qualidades necessárias para colocar a ideia no papel, "seria a mais linda de todas as que se escreveram desde o tempo dos contos de fadas e princesas encantadas”. É dessa fantasia de grandiosidade que nasce o livro.

 

14. O Museu Desmiolado – Alexandre Brito | A partir de 9 anos

Nesta obra, Alexandre Brito criou divertidos e intrigantes museus, e Graça Lima procurou dar formas e cores especiais a cada um. Ao mesmo tempo em que brinca com a ideia de museus tão estapafúrdios, o autor o faz de um modo muito a sério, com uma linguagem que busca ser bastante requintada, apostando na inteligência e na curiosidade do leitor.