Literatura infantil: diversão e aprendizado
Seguimos convidando toda a comunidade escolar para participar da Hora do Conto, ajudando, assim, a multiplicar o amor pelos livros, pelas narrativas e pelas vivências familiares. Hoje, a contação de histórias será realizada pela estudante Lara Ramos Sampaio, do 3º Ano do Ensino Fundamental, que escolheu compartilhar um texto de André Neves.
Sobre a importância e a influência da literatura infantil e da contação de histórias na vida das crianças, a psicopedagoga Márcia do Canto explica que este é um hábito que pode, inclusive, diminuir as ansiedades e os medos. “A partir da literatura infantil, da fantasia apresentada nos livros e do universo simbólico, as crianças resolvem coisas da vida real, como medos e angústias. Por isso que é tão importante ler”, destaca Márcia, ao explicar que, ao se identificar com as situações e os sentimentos descritos nas histórias, as crianças se fortalecem e amadurecem emocionalmente, sem necessariamente viverem o drama na vida real. “Ao escutar ou ler uma história que trata de perdas, por exemplo, a criança consegue assimilar esta informação e, consequentemente, se fortalecer para que, no dia em que vivenciar algo parecido, possa estar mais bem preparada”, destaca Márcia.
Muitos benefícios importantes resultam do contato com a literatura infantil. Então, que tal estimularmos este hábito? Lançado o desafio: leia uma história e, depois, conte, com as suas palavras, o que leu para algum amigo, mãe, pai, dinda ou avós, como quem brinca com o texto, com a narrativa. Pode ser um livro que você tenha em casa ou algum da Plataforma do Elefante Letrado. Depois da contação, juntos, inventem outro final para a história, continuando a brincadeira. Ah! E se quiser compartilhar com a comunidade escolar toda essa diversão, assista ao vídeo, inspire-se, confira as dicas abaixo e participe.
- Selecione uma história: pode ser autoral ou de outros escritores.
- Grave com o celular na horizontal (deitado);
- Cuide a resolução da câmera (o ideal são imagens de, no mínimo, 720p. A maioria dos celulares grava nessa resolução apenas na câmera traseira);
- Para gravar, escolha um local silencioso e com boa iluminação;
- Ao iniciar a gravação, espere três segundos para iniciar a fala. No final, depois de terminar a última frase, aguarde 3 segundos para desligar a gravação;
- Envie o vídeo para o e-mail comunicacao@santainesrs.com.br;
- Não serão compartilhados vídeos que contenham vocabulário agressivo, discriminatório, mensagens ofensivas ou conteúdo impróprio.