LIV chega aos Anos Iniciais em 2022
Jogar ou não jogar, eis a questão? Você sabia que os jogos são ferramentas incríveis e que estimulam a aprendizagem? E mais: a chamada “gamificação” favorece o desenvolvimento integral e cria um ambiente seguro para errar. No Santa Inês, os jogos pedagógicos do LIV – Laboratório Inteligência de Vida já conquistaram os estudantes dos Anos Finais e, em 2022, vão fazer parte do dia a dia das turmas do Ensino Fundamental Anos Iniciais!
“Saber reconhecer emoções e lidar com elas, expressá-las de modo claro, respeitoso e trabalhar de maneira colaborativa são habilidades muito importantes para enfrentar os desafios do século XXI”, explica a Coordenadora Pedagógica Geral do Colégio Santa Inês, Maria Waleska Cruz, ao lembrar que, na prática, o LIV significa oportunizar no currículo a possibilidade aos estudantes de desenvolver e usar a inteligência socioemocional. “Nosso objetivo é que, ao ter esse pilar no trabalho pedagógico, possamos trabalhar com os estudantes de forma integral, promovendo competências tão importantes quanto as cognitivas, pois melhoram o aprendizado e o desempenho sob condições desafiadoras”, complementa a educadora, destacando que situações que exigem empatia, pensamento crítico, criatividade e perseverança, dentre outras de igual relevância, são trabalhadas na escola de modo organizado, intencional e sistemático.
No que se refere à chegada do LIV aos Anos Iniciais, em 2022, a Coordenadora ressalta que quanto antes trabalharmos o aprendizado estruturado das emoções com os estudantes, melhor. “As atividades propostas pelo LIV favorecem o fortalecimento das crianças como sujeitos capazes de ser, estar e agir no contexto em que estão. É uma aprendizagem prática!”, conclui Maria Waleska.