Live para comemorar a Semana Farroupilha

Atividade será voltada para toda a comunidade escolar e tem como objetivo valorizar a cultura e as tradições gaúchas.
 
Anualmente, a Semana Farroupilha tem espaço de destaque no planejamento pedagógico do Colégio, envolvendo estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio. E, apesar do atual momento e das barreiras impostas pelo distanciamento social, este ano não poderia ser diferente. A programação já está a todo o vapor e incluí oficinas de culinária e dança típicas, construção de brinquedos folclóricos, contação de lendas e declamação de poesias. Nas aulas, as atividades envolvem desde o aprendizado dos símbolos gauchescos até o estudo da história do povo gaúcho, assim como conversas on-line com historiadores e convidados sobre o tema.
A programação da semana terá seu ápice na próxima sexta-feira (18/09), a partir das 18h45min, quando acontece o “Encontro Gauchesco: Viva o Rio Grande do Sul! Conviver em casa com a cultura e o amor nos unindo”. A atividade será transmitida pelo Canal do YouTube do Colégio e tem como objetivo levar a casa das famílias, de forma lúdica e contagiante, mais informações sobre a cultura e o folclore  gaúcho, valorizando as nossas tradições. “As escolas têm papel fundamental na propagação das culturas, assim como para contribuir com o olhar crítico sobre as mesmas. As culturas são lugares de pertencimento, de integração e de conexões. Assim, ao conhecer e entender a sua cultura, o indivíduo tem a possibilidade de compreender outras tantas, incluindo novos conhecimentos e valores”, destaca a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil e uma das organizadoras do evento on-line, Rosana Rego Cairuga. “As tradições gaúchas nos aproximam de uma história comum. Por isso, é importante que possamos valorizá-las e conhecê-las para que possamos entender parte da nossa vida com o objetivo de nos abrirmos às outras tantas culturas e tradições que vivemos em nosso país”, complementa Rosana.
A programação, que será transmitida ao vivo, contará com momentos musicais, como a interpretação do Hino Riograndense e do Parabéns Crioulo, de Danças Folclóricas, e a contação da Lenda do Quero-quero com representação através de Teatro de Sombras, entre outras atrações.