Materiais não estruturados: reaproveitando bandejas de isopor
Desta vez, a dica é o reaproveitamento das bandejas de isopor, que estão entre os “materiais não estruturados” solicitados nas Listas da Educação Infantil para 2019. O poliestireno expandido, mais conhecido como isopor, chega às nossas casas sob diversas formas, entre as quais estão as tradicionais bandejas que acompanham alimentos como frutas, legumes e carnes. Além de ser danoso ao meio ambiente, é um material difícil de reciclar, porque o isopor é 98% de ar e 2% de plástico, e, quando derretido, o volume final cai para 10% do que foi coletado. Por esse motivo, grande parte das cooperativas e empresas do setor de reciclagem não aceita doações desse material.
No lixo, o isopor leva cerca de 150 anos para se decompor, ocupando muito espaço nos aterros sanitários e, ainda, saturando-os com mais rapidez. Além disso, muitos resquícios desse material são descartados em rios e mares, acabam sendo ingeridos por cetáceos e peixes ao serem confundidas com organismos marinhos e, muitas vezes, causam a morte desses animais.
Estes são alguns dos vários motivos para se reutilizar o isopor na escola. Além de estimular a construção de brinquedos criativos, as bandejas possuem textura diferenciada e são ótimas bases para desenhos, pinturas, entre outras atividades.
Para trazê-las ao colégio, é importante que estejam limpas e sem resquícios de alimentos. Retire os produtos das bandejas, lave-as em água corrente e deixe secar. Agora as crianças já podem soltar a imaginação e transformar este material em lindas “obras de arte”.
Para fazer em casa: convide seus filhos para que, juntos, vocês possam separar e higienizar as bandejas. Assim, os pequenos podem esclarecer dúvidas e aprender mais sobre a importância de reutilizar os materiais ao invés de descartá-los.