Materiais não estruturados: potes de plástico

O lixo plástico está entre os principais vilões do meio ambiente, com grandes impactos desde a sua produção, passando pelo consumo e pelo descarte. No processo de produção, a poluição acontece em função das substâncias tóxicas emitidas para o ambiente, pelo gasto de energia, entre outros fatores. Ao organismo humano, causa graves danos à saúde com a liberação de bisfenol e, após o descarte – mesmo que adequado –, pode chegar aos lençóis freáticos, ao solo e à atmosfera. Em especial aos animais, o plástico é nocivo química e fisicamente, causando disfunções hormonais, morte por asfixia, bem como resulta na redução de populações por causa de problemas de reprodução, entre outros danos. Os riscos da poluição plástica no mundo são inúmeros e imensuráveis.

Então, que tal dar um novo destino para estes materiais? Potes plásticos, das mais diversas formas, podem dar vida a novos e criativos brinquedos, substituir um balde, para que a diversão aconteça livremente na caixa de areia, ou, ainda, servir de apoio em atividades de pintura, por exemplo, para armazenamento e manipulação das tintas. Estes itens fazem parte das novas listas de materiais da Educação Infantil do Colégio.

Para trazer à escola, basta higienizar adequadamente. Vale reaproveitar potes de comidas e sobremesas, assim como de produtos de higiene e limpeza. O importante é preservar as tampas e lavar com água e sabão, evitando resquícios dos produtos originais. Verifique, também, se as embalagens estão em condições de uso. Agora, é só separar a quantidade solicitada e trazer para o Colégio no início do ano letivo. Tem mais embalagens do que as necessárias? Verifique com a professora se outro estudante não está precisando. Como o objetivo é reciclar e não gerar mais resíduos, quem não tem pode trocar por outro item, e quem tem mais pode trazer e colaborar com os colegas.

Para fazer em casa: Potes com tampas, de tamanhos diversos, podem servir como pequenas caixas organizadoras de materiais como lápis de cor e canetinha ou, ainda, para guardar brinquedos e jogos. Uma dica é personalizar os potes junto com as crianças. Você pode utilizar papel contact colorido ou pintar. É só soltar a imaginação.