Materiais não estruturados: como manipular as caixas de papelão

Para 2019, as listas de materiais da Educação Infantil têm uma grande novidade: parte dos artigos solicitados serão os chamados “materiais não estruturados”. Já presentes na rotina escolar dos Inesianos, itens como caixas de papelão, tampinhas de garrafa, galhos e sementes secas, por exemplo, entre outros artigos que as famílias possuem em casa, estão substituindo aqueles que, anteriormente, deveriam ser adquiridos. Para a construção da nova lista de materiais, foram considerados quatro pilares: criatividade, qualidade, preservação do meio ambiente e economia. 

Além de potencializar as experiências das crianças durante o processo criativo, a utilização desses materiais vai gerar uma redução considerável no custo das listas em comparação aos anos anteriores; sem contar, é claro, o impacto positivo do reaproveitamento de materiais em relação à preservação do meio ambiente e a conscientização das crianças. Não podemos esquecer, ainda, do cuidado que precisamos ter ao separar os materiais que serão entregues na escola. Qualidade e higiene são essenciais para que se possa atingir os resultados propostos.

A partir de hoje, disponibilizaremos algumas orientações para a entrega dos materiais. Entre os itens presentes nas diversas listas, estão as caixas de pizza ou de papelão. Para facilitar o armazenamento, tanto em casa quanto na escola, as caixas devem ser entregues previamente manipuladas. No caso da utilização de caixas de pizza ou outros alimentos, é importante que não tenham resquícios de comida e/ou gordura. Embalagens de itens congelados são ideais para este propósito, assim como de brinquedos e de outros materiais. Antes de trazer para a escola, abra as caixas e corte as abas laterais. O resultado são “folhas” com formatos, texturas e tamanhos diversos.

Para fazer em casa: você pode usar pratos para marcar o papelão e cortar em círculos. A atividade pode ser feita junto com as crianças. Além de ser um momento divertido, fortalece os vínculos e o entendimento sobre a importância de reutilizar os materiais ao invés de descartá-los.