Meditação Cristã: amar pelo amor!
O texto que inspira a nossa prática de meditação desta semana, de John Main, lembra que “a paz, a quietude e a harmonia que experimentamos na meditação tornam-se a base de toda nossa ação”. A leitura, selecionada pela Irmã Magda Reis, ressalta ainda que, com a prática habitual, “nosso pensamento se torna claro, as relações tornam-se mais amorosas, e isso porque, no processo de meditação, somos liberados para amar pelo amor”.
Então, que tal experimentarmos a paz e a harmonia da meditação? Além de promover o bem-estar, o hábito de meditar ajuda na manutenção da saúde mental e não tem restrição de idade. Para a prática, é preciso exercitar a quietude. Uma forma de atingir a concentração necessária é dizer, silenciosamente, uma palavra ou uma frase curta e repeti-la contínua e fielmente. Uma sugestão é a palavra aramaica “maranatha”.
Siga o passo a passo abaixo, ouça o áudio e tenha uma boa meditação!
1º Sente-se imóvel, com a coluna ereta.
2º Feche levemente os olhos e fique relaxado, mas atento.
3º Em silêncio, interiormente, comece a repetir uma única palavra. Recomendamos a palavra-oração "Maranatha".
4º Recite-a em quatro sílabas de igual duração. Ouça-a, à medida que a pronuncia, suave, mas continuamente.
5º Não pense nem imagine nada. Pensamentos e imagens provavelmente surgirão, mas deixe-os passar. Simplesmente, continue a voltar sua atenção, com humildade e simplicidade, à fiel repetição de sua palavra, do início ao fim de sua meditação.