Meditação Cristã Semanal: Caminho que se faz esperança
Retomamos, hoje, a prática da meditação semanal guiada, desta vez, com uma novidade: a orientação será reproduzida em vídeo. O primeiro episódio desta nova série traz como tema inspirador o “caminho que se faz esperança”. “Vivemos em tempos de incerteza. Neste contexto, meditar, olhar para dentro e para as profundezas do ser, a fim de encontrar forças para a travessia, é fundamental”, destaca o Coordenador da Pastoral Escolar, Josimar Philippsen.
Para refletirmos, Josimar lembra que, no caminho de Emaús, após a morte de Jesus, dois discípulos caminhavam tristes e abatidos, pois o mestre havia partido e, junto dele, um projeto de vida e de libertação. No caminho, alguém se colocou junto deles, como caminhante, enchendo o coração deles de esperança e de uma sensação de vitória. Chegando em Emaús, já na casa dos discípulos, este senhor foi convidado para entrar, pois a noite caía. No momento da janta, ao partir o pão, os discípulos reconheceram Jesus. “Foi na partilha que eles reconheceram o rosto de Jesus. Assim como nessa passagem, podemos refletir: que caminho é esse que trilhamos hoje? Quem se coloca no nosso caminho? Quem é sinal de vida e esperança?”, destaca o educador, ao lembrar que o sagrado está na esperança da partilha.
Agora, que tal assistir ao vídeo e recarregar as energias para iniciar com tudo mais uma semana? Lembre-se que o tempo indicado para a prática de adultos é de 30 minutos. Se as crianças participarem, o tempo ideal é de 1 minuto para cada ano de idade.
Procure um lugar calmo, sente-se imóvel e com a coluna ereta. Feche levemente os olhos. Fique relaxado, mas atento. Em silêncio, interiormente, comece a repetir uma única palavra. Recomendamos a palavra-oração "Maranatha". Recite-a em quatro silabas de igual duração. Escute à medida em que a pronuncia, suave, mas continuamente. Não pense nem imagine nada, seja de ordem espiritual, seja de qualquer outra ordem. Pensamentos e imagens provavelmente surgirão, mas deixe-os passar. Simplesmente, continue a voltar sua atenção, com humildade e simplicidade, à fiel repetição de sua palavra, do início ao fim de sua meditação.
Assista abaixo no Youtube ou escute no Spotify e boa prática!