Meditação Cristã: uma oportunidade de reencontro
Seguimos no isolamento social em um período de especial importância para a comunidade escolar e cristã: a Quaresma, encerrada no último domingo, e a Semana Santa, que antecede a Páscoa. Nestes dias, somos convidados a buscar momentos de reflexão e oração. “Nos próximos dias, caminharemos juntos em direção a Jesus e, para isso, temos a oportunidade de olhar para dentro, para o nosso interior. Nosso corpo é um templo, a nossa mente, o altar. Precisamos cuidar, com atenção, do nosso corpo, da nossa mente e do nosso espírito”, destaca o Coordenador da Pastoral Escolar, Josimar Philippsen, lembrando que a prática da meditação cristã é uma ferramenta importante para auxílio e manutenção da saúde mental e pode ser exercitada em todas as idades. “Com os pequenos, propomos 1 minuto de medição por ano de vida”, destaca Josimar, ressaltando que “meditar é deixar-se encontrar por Deus no lugar onde Ele habita”.
No Colégio, o estímulo à prática da meditação cristã já acontece e busca proporcionar um espaço de silêncio, quietude, simplicidade e encontro com Deus, em meio à turbulência e à agitação dos dias atuais. Com as crianças, a iniciativa tem como objetivo garantir esse espaço, estimulando a dimensão contemplativa e a prática espiritual. O hábito de meditar pode ser estimulado de diferentes formas, conforme a faixa etária, desde a primeira infância.
Em casa, a meditação conjunta, realizada por pais e filhos, também garante um fortalecimento dos laços familiares e dos vínculos afetivos. “Para quem ainda não é adepto da prática, o momento atual momento surge como uma oportunidade de vivenciar a meditação e todos os benefícios decorrentes da sua prática diária”, destaca Josimar.
Gostou da ideia? Preparamos um áudio especial com dicas e orientações para realizar a meditação cristã em família!