Mês Vocacional: “Vocação, graça e missão”

“Toda pastoral é vocacional, toda formação é vocacional, toda espiritualidade é vocacional.” - Papa Francisco

Em agosto, comemoramos o Mês Vocacional. Em 2023, essa data ainda é perpassada por mais um período significativo. Desde novembro, estamos vivenciando o 3° Ano Vocacional, com o tema “Vocação, graça e missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33).

Dessa forma, por meio de quatro momentos celebrativos, somos convidados a refletir sobre o chamado de Deus. Na primeira semana, celebra-se o Sacerdócio; na segunda, o Matrimônio e a construção da Família; na terceira, a Vida Religiosa Consagrada; e, por fim, na quarta, a vocação Laical, ou seja, dos leigos dedicados aos Ministérios e aos Serviços nas Comunidades.

Vocação vem do latim “vocare”, que significa “chamar”. “Para cada ser humano, Deus tem um plano de amor”, explica a Irmã Líbera Mezzari, que atua com desenvolvimento humano e espiritual junto à comunidade inesiana. A religiosa ainda comenta que, apesar de possuir planos para todos, Deus não impõe seu chamado, respeitando a vontade de cada um.

Assim, faz-se necessário prestar atenção aos sinais de Deus que se manifestam em nosso coração. “Ele não se cansa de nos chamar. A nós, cabe prestar atenção, escutar, acolher e corresponder a este chamado”, complementa Irmã Líbera.

Para a diretora do Colégio Santa Inês, Irmã Celassi Dalpiaz, o período traz consigo uma série de reflexões significativas. “Este mês nos incentiva a refletir sobre o chamado de Deus para uma diversidade de ministérios e vocações”, e sobre a resposta que cada um de nós precisa dar a esse chamado, afirma.

“É importante que cada pessoa encontre a sua vocação. O Mês Vocacional nos ajuda a refletir sobre o caminho para o qual nós somos chamados e, especialmente, a agir perante esse chamado, anunciando o Evangelho em nossas ações”, complementa a Irmã Celassi.

Que, neste e em todos os outros meses, possamos celebrar, acolher e corresponder ao chamado de Deus!