Começo do ano letivo marca nova fase para estudantes do Ensino Médio

Uma nova fase escolar começa junto com a chegada no Ensino Médio. Novas perspectivas, preparo para o futuro e a transição do Ensino Fundamental para a reta final da jornada estudantil funcionam como um rito de passagem.  

Afinal, os últimos anos são como uma travessia entre a escola e a vida profissional, que pode tomar muitos caminhos. E é justamente por isso que o começo desses três anos traz novos significados para a vida dos estudantes. 

O futuro se descortina junto ao Ensino Médio 

É ao ingressar nesta etapa que muitos passam a refletir sobre aquilo que querem ser, além de se depararem com decisões que irão traçar seus projetos de vida. Esse direcionamento, inclusive, é trazido pelo currículo do Novo Ensino Médio, implantado no Colégio Santa Inês um ano antes das demais instituições. 

“Neste ano, estamos concluindo o primeiro ciclo desse novo currículo, que trouxe tantas mudanças para escolas do país inteiro. Por isso, fizemos uma preparação intensiva dos professores durante a Jornada Pedagógica e orientamos as famílias sobre o que vem pela frente a partir de agora”, conta a Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio, Fabiana Pires. 

Chegou a hora do vestibular: sinal verde para planejar o amanhã 

Além do já conhecido Projeto de Vida, a escola também conta com o Programa Pré-Universitário – umas das principais empreitadas trazidas por essa fase escolar. “Por sabermos que se inicia um momento especial, que necessita de um olhar atento, o acolhimento dos estudantes acontece desde o primeiro dia de aula”, explica Fabiana. 

Ao longo dessa etapa estudantil, os inesianos são acompanhados de forma individual para alcançarem seus objetivos com todo o suporte necessário, inclusive emocional. “O estudante, aqui, é visto e tratado de forma particular. Os professores sabem quem são, do que gostam e o que buscam”, revela a coordenadora. 

Alguns, inclusive, decidem prestar vestibular e o exame do Enem para testar os conhecimentos antes mesmo de concluir o Ensino Médio – prática que vem se tornando comum entre os jovens. Mas o que vem na sequência disso? 

Momento pede foco, mas também suporte emocional para lidar com as mudanças 

Engana-se quem pensa que, ao sair o listão dos vestibulares, a busca pela tão sonhada aprovação cessa.  Logo após a divulgação dos aprovados no vestibular das universidades federais, uma nova corrida recomeça para quem está no time dos vestibulandos – desde os veteranos aos recém-chegados nesse desafio. 

Para quem não passou, a hora é de avaliar o desempenho nas provas e descobrir o que pode ser melhorado. Para quem conquistou uma vaga no curso desejado, o momento inaugura uma nova jornada. Já para quem irá se preparar pela primeira vez, surge uma oportunidade de se espelhar em quem já fez o percurso. 

Independente do ponto de partida, não há melhor momento do que esse para pensar sobre como o Novo Ensino Médio irá preparar os estudantes – seja para a faculdade ou para qualquer outro caminho que eles escolherem seguir. 

Antes de refletir sobre os impactos do novo currículo exigido pelo MEC (Ministério da Educação), é necessário conhecer e compreender as mudanças, que são uma realidade em todo o Brasil. Para isso, convidamos você para algumas leituras em nosso site, além de conferir os registros da volta às aulas em 2023: 

Descubra o que muda no Novo Ensino Médio   

Além do vestibular: Novo Ensino Médio prepara para a vida  

Leia também: 

Confira a lista de inesianos aprovados no vestibular da UFRGS 2023 

Da Educação Infantil à faculdade: a trajetória da inesiana aprovada em todos os vestibulares de Medicina que prestou 

Marina e Mainá: “Toda essa base me preparou emocionalmente para esta empreitada”, diz estudante que entrou em Medicina na UFRGS