Novos jeitos de abraçar e oferecer carinho

Na “Quarta Literária” de hoje, a equipe da Biblioteca Sônia Haydê Randazzo fala sobre o “Dia do Abraço”, comemorado no último dia 22 de maio, e os novos jeitos de abraçar e oferecer carinho. Você sabe onde surgiu essa data? E, com o distanciamento, quais as formas de demonstrar carinho? Confira tudo no conteúdo a seguir que também está disponível no Blog da Biblioteca.

 

“Olá, leitoras e leitores!

Hoje compartilhamos uma curiosidade: alguns dizem que o Dia do Abraço foi inventado nos Estados Unidos, enquanto outros afirmam que vem lá do outro lado do mundo - mais precisamente da Austrália - a campanha dos abraços grátis ou free hugs. 

Aqui no Brasil nós também temos o costume de demonstrar carinho pelas pessoas através deste simples gesto de estender os braços ao redor de alguém que pode estar precisando de uma demonstração de empatia, amizade, hospitalidade ou mesmo um consolo. Por isso, a data oficial do nosso Dia do Abraço é 22 de maio. 

E se você acha que em tempos de distanciamento social não tem espaço para um abraço, olha só como é possível usar a criatividade e compartilhar laços de afeto pelas pessoas ao nosso redor.  Que tal aprender gestos bem fáceis, sugeridos neste vídeo pela professora e fonoaudióloga Marilene Costa Castro, da Educação Infantil?

 

 

Tem também as sugestões da Organização Mundial da Saúde (OMS) para cumprimentar, sem descuidar das nossas práticas de segurança e prevenção durante a pandemia.

 

 

Ah, mais um fato curioso: você sabe como surgiu o abraço?  Segundo o poeta e publicitário Ricardo Silvestrin foi assim ...

 

 

Um grande abraço aos amigos e amigas da nossa comunidade escolar!"

 

*** Vídeo OMS disponibilizado através do Canal da ONU Brasil (Organização das Nações Unidas).