O Ensino Médio mudou! Entenda como será

O Novo Ensino Médio combina duas estruturas de currículo: a Base Comum e a Base Diversificada. A primeira é composta pelas disciplinas que todos já conhecem, como Português, Matemática e Geografia. Já a segunda conta com itinerários formativos comuns e eletivos, que desenvolvem o estudante nas suas áreas de interesse desde o 1º ano.  

Essa reestruturação aconteceu em todos os colégios brasileiros. O que muda, no entanto, são as ofertas e o número de horas. No Santa Inês, por exemplo, o novo currículo totaliza 4.080 horas. Dessas, 2.280 são da Base Diversificada, na qual estão inseridas trilhas de aprofundamento das quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas Sociais Aplicadas. 

Com foco nos objetivos de cada estudante, o Novo Ensino Médio do Santa Inês conta com experiências interdisciplinares, mentoria de projeto de vida, mentoria de investigação científica e programa pré-universitário: uma rede de apoio que valoriza as preferências e potenciais de cada um. 

Mais desafios em 2023  

Para expandir ainda mais o senso crítico e o repertório dos estudantes, o Santa Inês lançou, em 2023, os itinerários eletivos intersérie, que unem adolescentes das três séries em um mesmo espaço de diálogo, criação, argumentação, ideias e desafios que vão além das divisões tradicionais do currículo. 

Adaptação

Novas formas de expressão da identidade pessoal, desenvolvimento acompanhado individualmente e a chance de direcionar os estudos para o futuro que deseja. Tudo isso coloca o estudante no centro da aprendizagem, prepara para a vida adulta e cria senso de responsabilidade a partir do momento em que ele é convidado a escolher por qual caminho seguir.  

“O que estamos construindo é uma formação integral para jovens de diferentes estilos, habilidades e personalidades. E, para isso, não abrimos mão de conhecer as particularidades de cada estudante: quem ele é, de onde vem e do que gosta”, afirma Fabiana, que está à frente do desafio que inclui disciplinas, projetos, oficinas, núcleos de estudo e trilhas de aprofundamento. 
 

Saiba mais: Ensino Médio conta com novidades em 2023