O hábito torna a prática natural

Para inspirar a Meditação Cristã desta semana, o Coordenador da Pastoral Escolar, Josimar Phillipsen, escolheu um texto de Laurence Freeman, OSB. A leitura ressalta que não precisamos forçar a prática da meditação, mas começá-la devagar, a fim de que “Com a experiência suficiente da prática mínima, possamos, então, passar naturalmente para uma prática um pouco mais intensa, sem sentir que estamos forçando”. O texto ainda lembra o ditado de Santo Antônio do Deserto: "O monge que sabe que está orando não está orando de fato, o monge que não sabe que está orando está orando de verdade."

Então, que tal escutar o áudio e se inspirar para iniciar com tudo mais uma semana? Lembre-se que o tempo indicado para a prática de adultos é de 30 minutos. Se as crianças participarem, o tempo ideal é de 1 minuto para cada ano de idade.

Procure um lugar calmo, sente-se imóvel e com a coluna ereta. Feche levemente os olhos. Fique relaxado, mas atento. Em silêncio, interiormente, comece a repetir uma única palavra. Recomendamos a palavra-oração "Maranatha". Recite-a em quatro silabas de igual duração. Escute à medida em que a pronuncia, suave, mas continuamente. Não pense nem imagine nada, seja de ordem espiritual, seja de qualquer outra ordem. Pensamentos e imagens provavelmente surgirão, mas deixe-os passar. Simplesmente, continue a voltar sua atenção, com humildade e simplicidade, à fiel repetição de sua palavra, do início ao fim de sua meditação.

Escute o áudio e boa prática!