O impacto do brincar livre na infância
A importância do brincar para o desenvolvimento saudável das crianças foi tema do encontro com a psicóloga Renata Prosdócimi, que teve, como título, o mote da Semana do Brincar deste ano: Confiar na Força do Brincar. Uma vez que o brincar é a atividade mais importante da infância e a base para o desenvolvimento da saúde mental, da criatividade e da inteligência, precisamos garantir tempo e espaços adequados para esta vivência essencial. “Talvez esse seja o principal papel dos adultos: oportunizar aos pequenos o brincar livre”, avalia a psicóloga que, no Colégio Santa Inês, acompanha as crianças da Educação Infantil ao 3º Ano do Ensino Fundamental.
A relação entre um brincar de qualidade, em especial, na primeira infância (dos 0 aos 6 anos), e o desenvolvimento de adultos mais sadios também foi abordada no encontro, que destacou, ainda, a diferença entre brincar, jogar e usar telas. “As telas não substituem o brincar livre espontâneo”, complementa Renata, ao lembrar que quanto mais experiências de realidade uma criança vivencia, mais repertório ela tem para lidar com o mundo virtual e os seus desafios.
A Semana do Brincar, que encerrou neste domingo (29/05), é promovida anualmente pela Aliança pela Infância - movimento internacional, caracterizado pela aliança entre pessoas e organizações em defesa da infância. A programação mobiliza instituições ao redor do mundo que, assim como o Colégio Santa Inês, realizam atividades especiais como forma de ressaltar o direito das crianças ao brincar livre.