“O sol brilhará novamente”: itens arrecadados em campanha solidária inesiana são entregues em Roca Sales

Assim que as notícias das tragédias que assolaram o estado vieram à tona, o Colégio Santa Inês rapidamente mobilizou esforços para a construção de uma corrente de solidariedade. Iniciada na última segunda-feira (11), a campanha “Laços que nos unem” contou com a mobilização de estudantes da Educação Infantil ao Ensino Médio, familiares e colaboradores para a arrecadação de donativos destinados às cidades afetadas pelo ciclone.

No dia 16/09, por volta das 05h30min, a diretora Irmã Celassi Dalpiaz e o coordenador da Pastoral Educacional, Josimar Philippsen, saíram em direção a Roca Sales para realizar a entrega dos itens arrecadados durante a semana. Em uma ação que envolveu toda a comunidade inesiana, foram coletados produtos de limpeza e higiene pessoal, além de galões e garrafas de água mineral.

Familiares de crianças do Nível 1 - de dois a três anos -, por exemplo, se mobilizaram, juntaram valores e compraram fraldas, lenços umedecidos e pomadas de assaduras para doação. Olívia Goulart, de 6 anos, foi para a aula e contou que tinha duas escovas de dente. Uma estava sem uso, fechada. Então, ela falou pra professora que queria dar a outra para quem não tinha. E assim, as crianças foram levando objetos da sua casa para a escola.

Além disso, os estudantes do N3 e N4 da Educação Infantil produziram desenhos para as crianças atingidas pelo forte temporal. Uma forma de mostrar que todos podem ajudar de algum jeito, seja por orações, boas atitudes, doações, seja, até mesmo, por desenhos. Contando com muitos “arco-íris, flores, borboletas e corações”, as criações tinham o intuito de evidenciar os votos de esperança, paz e amor dedicados pela instituição como um todo.

As doações da comunidade inesiana foram entregues ao CRAS - Centro de Referência de Assistência Social do município de Roca Sales. Já os desenhos foram entregues para a diretora de uma escola infantil que comentou estar tentando recuperar um lugar para que as crianças possam retornar aos estudos. A diretora ressaltou a importância desse gesto para que as crianças, quando retornarem à escola, possam se sentir ainda mais acolhidas pelo carinho que estão recebendo.

Em sua visita, Irmã Celassi Dalpiaz informou que não conseguiu circular por muitos lugares da cidade, afina tudo está sendo reconstruído. “Estamos impactados escutando o silêncio de um espaço em desordem, que abriga os segredos das vidas que se foram e das pessoas que, com olhar distante, buscam perspectivas para continuar”, afirmou.

Observando as diferentes manifestações de solidariedade em Roca Sales, a diretora do Colégio Santa Inês ainda reforçou que as doações e os esforços devem continuar, para que, tão logo, as cidades afetadas possam seguir em frente. “Nossa comunidade escolar enviou um pouco de alento e demonstrou que, juntos, podemos fazer grandes coisas. Desejamos força ao povo e que a energia das crianças possa fortalecer as famílias para recomeçar e reconstruir sonhos de que o sol brilhará novamente”, disse Irmã Celassi.

• Somos uma forte corrente: clique aqui e confira a participação inesiana no artigo “Ensino reforça solidariedade”, publicado no Correio do Povo.