Oficina das Emoções - Um espaço potente de diálogo e trocas
Na sexta-feira, dia 10 de dezembro, realizamos o fechamento da Oficina das Emoções de 2021. Pela primeira vez, durante os dois anos que acontece a oficina, o encontro foi realizado no formato presencial. A Oficina das Emoções surgiu ao longo de 2020, na modalidade on-line, como forma de oportunizar aos estudantes do 4º e do 5º Ano do Ensino Fundamental um espaço de diálogo e de trocas entre os pares, mediado pela Orientadora Educacional Laura Bagatini e pela Psicóloga Escolar Renata Prosdocimi. “Quando a pandemia fez com que a escola precisasse fechar suas portas e o acolhimento dos estudantes e de suas famílias passou a acontecer, apenas, através das telas, percebemos que oferecer um espaço de escuta e ajuda para que as crianças pudessem elaborar essa experiência tão intensa pela qual estavam passando poderia ser muito importante”, explicam as responsáveis. Nos encontros semanais, diferentes temas foram abordados, muitas vezes, trazidos pelos próprios estudantes. “Conversamos sobre as emoções e como podíamos lidar com elas, sobre os sentimentos que a pandemia estava despertando e as estratégias que cada estudante vinha desenvolvendo para adaptar-se à nova realidade. Somado a isso, falamos sobre as novas formas de interagir com os amigos, as aulas on-line, a convivência extrema com os familiares, os medos e receios, a forma de organizar-se para estudar neste novo formato, entre tantos outros temas importantes”, complementam as educadoras. Durante as oficinas, as crianças se ajudaram mutuamente, compartilharam estratégias e deram dicas umas para as outras. O uso da escrita, dos diários e dos desenhos como forma de expressão foram ideias que surgiram ao longo dos encontros - um espaço especialmente constituído para que os estudantes compartilharem seus interesses, seus talentos e novidades. O projeto também possibilitou muita conversa sobre o retorno presencial, os protocolos e as diferentes decisões tomadas pelas famílias, buscando sempre respeitar a escolha de cada um e auxiliar o estudante a lidar da melhor forma possível com o que estava acontecendo. “O brincar foi tema recorrente por um período, pois nossos estudantes precisaram reinventar a forma de brincar, incialmente à distância e, depois, presencialmente, mas com muitas restrições. O uso excessivo de telas também foi pauta dos encontros, pois se este já é um tema necessário nesta faixa etária, a pandemia o colocou ainda mais em foco”, concluíram, ao agradecer a entrega e a participação de cada estudante na Oficina das Emoções. Certamente este é um projeto que veio para ficar!