Olhar pela janela: possibilidades e perspectivas
Os olhos são a janela da alma e o espelho do mundo, já dizia Leonardo da Vinci. Hoje, nossos estudantes, assim como grande parte do mundo, olham por meio de janelas - físicas ou virtuais. Veem e são vistos! A partir disso, incentivados pela professora de Arte, Carolina Silva, os estudantes do 8° Ano foram convidados a olhar para as paisagens que se apresentam nas suas janelas. O exercício queria incentivá-los não apenas a identificar o que a visão alcança – outras janelas, pátios, jardins, casas, prédios, campos abertos, etc. –, mas também a conhecer e compreender as semelhanças e as diferenças entre a percepção sensorial e o reconhecimento da realidade.
“Olha para a paisagem desenhada na janela do teu quarto ou da tua casa: o que tu vês? Uma rua? Uma parede? Casas? Prédios? Outra janela? O que elas dizem sobre o mundo? Que sensações te transmitem? Quais diferenças apontam? O que une cada uma das partes que compõem o todo? A Arte sempre foi uma ferramenta capaz de fazer com que enxerguemos diferentes situações, contextos e experiências com a lente de outros olhares, outras perspectivas e possibilidades”, destaca Carolina.
Confira aqui o trabalho e, para quem gostou da atividade, sinta-se também convidado a (re)ver e (re)descobrir o universo presente em cada janela.