Orientações às famílias

Estimadas Famílias!

Nossas saudações especiais e desejos de que todos se encontrem bem!

Estamos nos preparativos para um novo ano letivo, cheios de saudades e de esperança, para que seja um bom e belo ano para todos. Entretanto, iniciamos 2021 com restrições, exigindo de todos, cuidados e vigilância, pois ainda estamos em tempo de pandemia. Mesmo com esse cenário, o colégio está preparado para receber os estudantes e profissionais de educação, conservando todos os cuidados que o protocolo de biossegurança nos exige para esse tempo. Em breve, os estudantes e familiares receberão mais orientações, pertinentes ao retorno à escola.

Como já é do conhecimento de todos, a escola está programada para iniciar suas atividades, a partir do dia 22 de fevereiro, de maneira híbrida, a fim de atender tanto os estudantes que estarão na escola, quanto os que permanecerão em casa. Esse formato híbrido será a partir do 1ª Ano do Ensino Fundamental, para que se possa respeitar o distanciamento estabelecido, conforme o protocolo de biossegurança. Nas turmas, em que o interesse pelo retorno presencial ultrapassar os 50% dos estudantes, os grupos serão divididos em dois, por ordem alfabética, com exceção dos que tiverem irmãos na escola, no mesmo turno. As aulas serão transmitidas, simultaneamente, atendendo tanto aos que estarão na escola como aos que estarão em casa. A cada semana, inverteremos os grupos. Neste momento, não havendo outra determinação, respeitaremos a escolha das famílias, de enviar ou não os filhos à escola, de forma presencial. Os estudantes do grupo de risco, permanecerão em casa, acompanhando as aulas transmitidas.

Salientamos que as decisões sobre questões sanitárias não competem à escola. A nós, cabe acatar os decretos e nos adequarmos para o funcionamento. Tomamos decisões de cunho Pedagógico, conforme as possibilidades do ambiente e da instituição. Queremos sempre o que for melhor para os estudantes. As famílias da Educação Infantil e do 1º e 2º Ano do Ensino Fundamental, receberão orientações específicas sobre a forma de funcionamento das aulas, dadas as especificidades dessas faixas etárias.

As coordenações de todos os níveis de ensino, a partir do dia 18/02, quando já tiverem organizado as turmas, orientarão os percursos de todos os níveis e/ou anos de ensino, para o início das aulas. No final da próxima semana, será enviado o link para as reuniões e/ou aulas, via e-mail, conforme cadastro na secretaria. No dia 18/02, teremos uma reunião com às famílias, sobre os protocolos de biossegurança, às 19h45. O link será disponibilizado nos comunicados da escola.

Nas reuniões que iniciam a partir do dia 22/02, conforme o calendário que está disponível no site, as famílias da Educação Infantil ao 5º Ano e as demais, serão orientadas sobre a forma de organização de início das atividades, desde a adaptação até o cotidiano escolar. Faremos escalonamento na entrada e saída dos estudantes, para evitar aglomerações. Para que isso seja evitado, pedimos pontualidade na chegada e na saída da escola. Sabemos que precisaremos de paciência, para que todos os processos se ajustem.

Orientamos ainda:

  1. Uso obrigatório do uniforme;
  2. Uso do crachá de identificação;
  3. Cumprimento rigoroso de todos os protocolos de higienização, na entrada e durante o período de permanência na escola;
  4. Acesso pelos portões indicados a cada grupo, e itinerários de percursos dentro da escola, conforme mapa contido nos protocolos;
  5. Utilização obrigatória de máscara, para acesso e permanência, na escola;
  6. Lanche e água vindos de casa;
  7. Utilização de pertences pessoais de forma individual;
  8. Não utilização de espaços e materiais coletivos, exceto os liberados pela escola, observando os protocolos de distanciamento e higienização;
  9. Escalonamento de entradas e saídas;
  10. Atendimento às famílias, preferencialmente on-line;
  11. Acompanhamento e atenção das famílias aos protocolos, para que possamos evitar contágios;
  12. Acompanhar na newsletter da semana, no site e nas redes sociais, as orientações da escola, que os auxiliarão no processo de início das atividades.

O êxito e o aprendizado dos estudantes dar-se-á mediante o trabalho conjunto da família e da escola. Necessitamos de resiliência, empatia e colaboração. Os estudantes precisarão de cuidado, acolhimento e orientação, tanto na escola quanto em casa. Estaremos atentos aos nossos estudantes e abertos ao diálogo com as famílias, para que, juntos, possamos atravessar mais esse desafio e construir um ambiente saudável, em todos os aspectos.

Que Deus abençoe a cada família, com sua paz e sensibilidade fraterna!

Atenciosamente,

Ir. Celassi Dalpiaz