Os signos da multiculturalidade

Que a aprendizagem acontece mais facilmente quando estamos entusiasmados, não é segredo. Por isso, o lúdico, no contexto pedagógico, é uma importante ferramenta para mediação do conhecimento. Este é apenas um dos múltiplos olhares envolvidos na construção das atividades do Programa Bilíngue do Colégio, relacionadas ao Halloween ou Dia das Bruxas - celebração que acontece em vários países em 31 de outubro, véspera da festa cristã ocidental do Dia de Todos os Santos. “Em um mundo cada vez mais globalizado, é essencial conhecermos a cultura universal”, destaca a Coordenadora Pedagógica Geral do Santa Inês, Maria Waleska Cruz, ao lembrar que as atividades desenvolvidas nos últimos dias têm o objetivo de formar cidadãos do mundo, engajados e participativos em uma sociedade cada vez mais globalizada e plural, utilizando a língua inglesa como forma de ampliar as possibilidades de interação dos estudantes com culturas diversas.

Conforme a Coordenadora do Programa Bilíngue, Raiany Tomazzi, as propostas foram desenvolvidas de acordo com a faixa etária dos estudantes e associam o estudo da língua inglesa à sua cultura, além da relação com os campos de experiência e com as diversas áreas do conhecimento. “A Base Nacional Comum Curricular elenca cinco eixos norteadores em relação à Língua Inglesa, sendo um deles denominado Eixo Dimensão Intercultural. Em sala de aula, a partir da exploração e da problematização das manifestações culturais oriundas de outros países, os estudantes têm a oportunidade de refletir sobre si e sobre o outro, estabelecendo relações entre idioma, sociedade e cultura, o que contribui para sua formação e o desenvolvimento da competência intercultural”, complementa Raiany.

Mais do que valorizar o colorido, os doces e as travessuras, quando falamos das festas culturais, como o Halloween, não podemos esquecer que elas vêm carregadas de saberes peculiares que passam de geração para geração. Culturas diversas e ricas, cujas práticas são simbolizadas nas comidas, no artesanato, nas celebrações e nas demais manifestações culturais.