
Para além do dia 15 de outubro, o Colégio Santa Inês presta homenagem a quem faz da educação um ofício de coragem e entrega
Para além do dia 15 de outubro, o Colégio Santa Inês presta homenagem a quem faz da educação um ofício de coragem e entrega: feliz dia a todos os professores! O verdadeiro impacto do educador vai além do visível; ele está na esperança que semeia, nos horizontes que amplia e nas vidas que transforma. Confira, abaixo, um acróstico (composição lida em sentido vertical em que as frases são escritas a partir das primeiras letras da palavra ‘professor’), com a finalidade de destacar as múltiplas conexões entre o professor inesiano e seu ofício.
Pontes que conectam saberes e constroem relações saudáveis são a base do fazer educativo. O professor do Colégio Santa Inês não apenas ensina conteúdos, mas também promove vínculos e sustenta espaços de diálogo, respeito e convivência. A escola, mediada por esses educadores, torna-se um lugar de encontros significativos e transformadores, das salas de aula para a vida.
Reconhecer-se e encorajar o outro como um universo de possibilidades amplia as formas de ensinar e aprender. Quando o professor compreende a singularidade de cada estudante e também se reconhece como ser em constante aperfeiçoamento, o processo educativo adquire ainda mais propósito.
Oportunidades de transformar e de ser transformado revelam a grandeza da docência. A prática pedagógica inesiana ultrapassa os muros escolares e alcança a vida como um todo, contribuindo para a formação de cidadãos críticos, sensíveis e atuantes no mundo.
Formação integral que transcende o conteúdo, com empatia, metodologia e conhecimento da missão de educar faz do professor agente essencial na construção de uma sociedade mais consciente. No Santa Inês, educar é criar conexões, suscitar perguntas e cultivar autonomia e responsabilidade.
Exemplo que inspira: o professor, com sua dedicação diária, é presença, e seus gestos e suas palavras deixam marcas duradouras, ao incentivar os estudantes a acreditar no seu próprio potencial, enxergando possibilidades onde antes viam limites.
Sensibilidade para mediar caminhos diversos, que assegurem o desenvolvimento pleno dos estudantes é uma das potências do educador. Ao considerar os diferentes ritmos, contextos e histórias, o professor contribui para uma educação mais inclusiva, significativa e humanizadora, à luz dos ensinamentos da educadora e fundadora da Congregação das Irmãs Escolares de Nossa Senhora, Madre Teresa de Jesus Gerhardinger.
Sabedoria que se cultiva no cotidiano, com práticas de convivência, autoconhecimento e sensibilização permitem que o professor eduque também para a vida, promovendo o equilíbrio entre o saber, o ser e o conviver, como parte da formação integral que fundamenta a proposta pedagógica do Colégio Santa Inês.
Olhar atento para o ser e para o aprender garante que cada estudante seja visto em sua individualidade, por toda a equipe escolar. Essa escuta ativa, acolhedora e intencional transforma e, com essa experiência, todos se sentem pertencentes, valorizados e motivados a crescer na instituição.
Responsabilidade na construção de um futuro mais justo, democrático e sustentável é um compromisso ético do professor. Seu trabalho impacta diretamente o presente e o futuro da sociedade, contribuindo para formar sujeitos conscientes, solidários e preparados para transformar o mundo, a partir de competências e habilidades intelectuais, socioemocionais e transcendentais.