Para tudo há um tempo...
“Debaixo do céu, há um momento para tudo e tempo certo para cada coisa: tempo para nascer e tempo para morrer. Tempo para plantar e tempo para arrancar a planta.
Tempo para construir e tempo para destruir.
Tempo para chorar e tempo para rir.
Tempo para abraçar e tempo para se separar.” ( Ecl3)
Hoje vivemos um tempo especial:
Tempo de espera e de recolhimento.
Tempo de interrogações e de amadurecimento.
Tempo de acessar nossas forças interiores e de acordar o que há de melhor e de divino dentro de nós.
Tempo de perceber que o tempo não nos pertence; que o tempo nos édado; não podemos possuí-lo, apenas usá-lo com sabedoria.
Tempo de nos dar conta de que é difícil esperar o tempo passar quando sofremos, quando algo atravessa o tempo de nossos planos; que é difícil aguardar o tempo de Deus em mares de ventos contrários às nossas metas já estabelecidas.
É importante dar-se conta de que isso acontece em tempo de Quaresma. Esse período nos lembra dos quarenta dias que Jesus passou jejuando no deserto, preparando-se para sua missão; lembra-nos, também, dos quarenta anos que os judeus, o povo escolhido, vagarampelo deserto, em busca e no aguardo da Terra Prometida.
A Quaresma se repete, mostrando o quanto Jesus Cristo sofreu, a fim de nos provar, com gestos concretos e com sangue, o quanto Ele nos ama.
Este tempo também nos faz experimentar o quanto a vida é fugaz, que Tudo passa - inclusive a morte - e que Cristo Ressuscitou para nos dizer: Há outra vida dentro de você, esperando para desabrochar em toda a sua plenitude, fazendo germinar aquela felicidade que você sempre buscou.
Que sua Quaresma e sua Semana Santa sejam deveras o tempo diferente neste ano e que, na Páscoa, você experimente a Alegria de uma Vida Nova!
Ir. Líbera Mezzari
Gestora de Recursos Humanos