Páscoa Solidária: colégio inicia a campanha de arrecadação de doces e alimentos não-perecíveis

Com o mês de março chegando ao fim, iniciam-se as celebrações de um dos períodos mais tradicionais do ano. Celebrada por cristãos e judeus ao redor de todo o mundo, Páscoa representa muito mais do que apenas ovos de chocolate. 

 

Simbolizando o renascimento, essa data compreende um período de profundas reflexões acerca da fé e da espiritualidade, destacando a importância de enxergar para além de si mesmo. Trata-se de um momento para dedicar um olhar mais atento ao outro, cultivando valores de empatia e amor ao próximo. 

 

Pensando nisso, a Pastoral Educacional e o Grupo de Voluntariado do Colégio Santa Inês idealizaram a campanha “Páscoa Solidária”, que consistirá na arrecadação de doces e alimentos doados pela comunidade inesiana que, posteriormente, serão destinados a instituições sociais e comunidades em situação de vulnerabilidade.  

 

A escola também contará com o tradicional projeto “Páscoa de todas as Crianças”, realizado há mais de 25 anos pela Educação Infantil e responsável por incorporar os valores de fraternidade e solidariedade na comunidade inesiana ainda na infância. 

 

Confira abaixo todos os detalhes das nossas ações e saiba como participar! 
 

Páscoa Solidária 

Organizada pela Pastoral Educacional e pelo Grupo de Voluntariado, a campanha “Páscoa Solidária” se dividirá em dois fluxos de arrecadação, segmentados de acordo com o núcleo educacional.  

 

As crianças do 1° ao 3° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais contribuirão na arrecadação de doces, que serão organizados em forma de cestos de Páscoa destinados às crianças da Casa de Cuidados Madre Teresa, localizada no Morro Santana. O recolhimento dos doces ocorrerá entre os dias 22 de março e 5 de abril. 

 

Por outro lado, os estudantes do 4° ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais ao 3° ano do Ensino Médio serão responsáveis pela arrecadação de alimentos não perecíveis, que serão destinados à comunidade Tekoá Kurity (Mbya Guarani).  

 

Localizada na cidade de Gramado, a comunidade enfrenta dificuldades relacionadas à insegurança alimentar e fome. A arrecadação dos alimentos se estenderá entre os dias 22 de março e 19 de abril 

 

Após o encerramento do período de coleta, as arrecadações serão entregues pelo Grupo de Voluntariado e pela Pastoral Educacional.  Em caso de dúvidas, é possível contatar o professor Josimar Philippsen, responsável pelos projetos, através do e-mail: josimar.philippsen@santainesrs.com.br

 

Toda a comunidade inesiana está convidada a colaborar com as iniciativas! 

 

“Páscoa de Todas as Crianças” 

Na Educação Infantil do Colégio Santa Inês, as tradições de Páscoa se mantêm há mais de 25 anos. Por meio da campanha “Páscoa de Todas as Crianças”, as crianças inesianas retiram algo dos seus próprios ninhos para a doação.  

 

No ano passado, foram arrecadados mais de 700 itens, entre eles haviam ovos de Páscoa, chocolates diversos e bolos de mel. Ao final do período de coleta, representantes da Creche Madre Teresa realizam o recolhimento dos ninhos, organizados coletivamente nas turmas a partir das doações individuais.  

 
A campanha é realizada sempre na terça-feira imediatamente seguinte à Páscoa e estimula a participação infantil em todas as etapas de arrecadação. “As crianças fazem a análise do que veio, categorizam e contam para montar os ninhos de cada uma das turmas”, afirma a coordenadora da Educação Infantil, Rosana Cairuga.  

 

A coordenadora ainda destaca que os pequenos acompanham de perto os resultados da iniciativa. “Quando a equipe da creche vem para buscar os cestos, expomos, de forma concreta no pátio, toda a quantidade que arrecadamos, colocando os ninhos para que as crianças do colégio tenham noção da dimensão do projeto", ressalta. 

 

“Campanha da Fraternidade 2023: Fraternidade e Fome” 

As iniciativas atuam como uma extensão do projeto “Você tem fome de quê?”, idealizado pela própria Pastoral Educacional como uma ação para a Campanha da Fraternidade 2023, cujo tema é “Fraternidade e Fome”.  

 

Para o Coordenador da Pastoral Educacional, Josimar Philippsen, a participação nessas ações é uma oportunidade de contribuir para a transformação social em larga escala.  

 

“É através dos sinais hodiernos que teremos as oportunidades nas mãos. A Campanha da Fraternidade 2023 nos traz a reflexão ‘Fraternidade e Fome: Dai-lhes vós mesmos de comer’. A campanha corrobora com o Segundo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que visa erradicar a fome e alcançar a segurança alimentar”, afirma.  

 

A iniciativa ainda ocupa um papel significativo no incentivo à adoção de um olhar empático diante do mundo. “Podemos fazer a sensibilização da “fome” que cada um traz e da fome que segue crescente no nosso país, favorecendo um convívio saudável com seus pares e de fraternidade com quem precisa”, complementa o professor.