Pedagogia: mais do que uma profissão, um compromisso com o futuro
Hoje, dia 20 de maio, celebramos o Dia do Pedagogo! Confira o artigo escrito pela Coordenadora Pedagógica Geral do Colégio Santa Inês, Maria Waleska Cruz, acerca da importância da formação integral enquanto ferramenta interrogadora da sociedade para qualificar os inesianos a serem e estarem ativos no mundo em transformação, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
O trabalho educativo-pedagógico do Colégio Santa Inês focado na educação integral é compromisso de toda a comunidade escolar. Essa perspectiva colaborativa e integradora reconhece a importância de múltiplos atores na formação integral dos estudantes, conectando o ambiente escolar com os contextos em que estão inseridos. O propósito da educação integral no Colégio Santa Inês é o desenvolvimento global dos estudantes. Essa compreensão reconhece a complexidade e não a linearidade desse processo, rompendo com abordagens reducionistas que priorizam apenas uma das dimensões do desenvolvimento humano.
Ao adotar a Educação Integral como princípio orientador, o Colégio Santa Inês se compromete em oferecer experiências educativas que estimulem o crescimento integral dos estudantes. Isso implica oferecer o desenvolvimento de habilidades cognitivas por meio de conhecimentos acadêmicos, mas também em promover o crescimento socioemocional através de práticas de convivência e de sensibilização; e desenvolvimento físico por meio de atividades esportivas e de saúde; o fortalecimento social por meio de projetos comunitários e de engajamento cívico; a valorização cultural por meio de atividades artísticas e culturais e a espiritualidade por meio do autoconhecimento.
Essa abordagem abrangente da Educação Integral reconhece a interconexão entre as diferentes dimensões do ser humano e busca criar espaços educativos que assegurem o desenvolvimento pleno de cada pessoa. Além disso, ao envolver ativamente os diversos agentes educacionais e comunitários, ela fortalece os vínculos entre escola e sociedade, promovendo uma educação mais significativa e contextualizada.
Portanto, sustentar teoricamente a Educação Integral é reconhecer que ela não apenas amplia os horizontes da aprendizagem, mas também contribui para a formação de cidadãos mais conscientes, críticos, saudáveis e pessoas mais humanizadas e engajadas de seu papel no mundo capazes de contribuir acertadamente para a construção de uma sociedade mais justa, democrática e sustentável.