Poesia e reflexão!
Anualmente, em 21 de setembro, o Colégio Santa Inês lança um desafio para lembrar o Dia Internacional da Paz – instituído em 1981 pela Assembleia Geral das Nações Unidas. Este ano, convidamos a comunidade escolar a escrever “Poemas pela Paz”. E por que poemas? A linguagem poética faz uso de diversos recursos estilísticos, entre eles, as figuras de linguagem que, nos poemas, têm como objetivo despertar sensações no leitor e impactá-lo. “A arte sempre foi resgate do sentido e, neste intuito, o Colégio Santa Inês chama à reflexão com a proposta dos ‘Poemas pelas Paz’.”, explica Josimar Phillipsen, Coordenador da Pastoral Escolar, lembrando que a escrita dos sentimentos e a percepção na leitura de poemas ganha sentido a partir do que somos e sentimos.
Ao longo dos próximos dias, serão propostas diversas reflexões e intervenções artísticas, propiciando momento de cultivo. Os poemas escritos pela comunidade escolar serão compartilhados em um grande mural virtual, com o objetivo de impactar não apenas os integrantes da escola, mas a sociedade, como um todo. Além dos conteúdos produzidos em sala de aula, quem quiser participar, pode encaminhar seus poemas para o e-mail poemaspelapaz@santainesrs.com.br .
Este ano, a ONU celebra o Dia Internacional da Paz pedindo cooperação para o pós-pandemia. O Secretário-geral, António Guterres, lembrou que data está sendo celebrada em momento de crise e afirmou que a paz “não é um sonho inocente e, sim, o único caminho para uma humanidade melhor”.