Possibilidades de vida nova

Tenho pensado no valor da transcendência que dá sentido à vida em meio a tantos percalços que envolvem o cotidiano. Vivemos um período pós pandêmico com marcas que estampam estatísticas e criam cenários desafiadores no que tange à educação, às relações humanas e à economia. Vivenciamos diariamente um contexto bélico cujas armas são a intolerância de uma relação desumanizada, que ‘coisifica’ as pessoas ao invés de valorizá-las. Somando-se a esse cenário, a falta de diálogo fecha portas para a conciliação e para a convivência com pontos de vistas diferentes, inviabilizando o respeito à diversidade de pensamentos.

A cada dia,  situações diversas  nos fazem repensar sobre as escolhas que fazemos e os lugares nos quais focamos nossa energia. Precisamos transcender o que podemos ver e sentir, resgatar a nossa essência e a capacidade de impactarmos no outro. Tudo isso nos remete à habilidade humana de revisitarmos possibilidades de vida nova, em uma perspectiva que nos convida a sermos pontes e nos chama ao protagonismo. É hora de darmos o primeiro passo em direção à concórdia e ao desenvolvimento de uma cultura de paz. Só assim, seremos sujeitos ativos, capazes de novas formas de ser, de conviver e de gerar mais luz num mundo que teima em nos manter cegos.

Até quando vamos calar ou nos acostumar a despropósitos que roubam das crianças e dos jovens as possibilidades de sonhar, de criar, de reinventar e se reinventar? Precisamos estar atentos e potencializar oportunidades que exaltam a humanização e dão voz a quem tem o direito de fala. Esse novo tempo nos convida a dignificar a vida e aquilo que ela traduz de maior valor. Remete-nos a pensar sobre a missão para a qual somos chamados, o lugar onde estamos, com quem estamos e o que fazemos. Ao pensar sobre tantos desafios, ouso questionar: quais perspectivas e possibilidades de nova vida eu tenho proporcionado às pessoas com quem convivo? Urgem respostas para que a vida não se encerre em si mesma e possa transcender em sentido e significado, sob pena de não ter cumprido a minha missão nesse mundo: transformar a vida em possibilidades.
 

Ir.Celassi Dalpiaz