Projeto amplia repertório dos estudantes do 2º Ano Bilíngue
Durante o 2º e o 3º trimestre, os estudantes do 2º Ano Bilíngue do Ensino Fundamental participaram do projeto Leitura de Mundo. A iniciativa tem como objetivo a construção e a ampliação do repertório dos estudantes, oportunizando reflexões e questionamentos para além do que foi dito ou escrito, favorecendo, assim, a apropriação crítica e reflexiva de temas atuais relacionados a todas as áreas do conhecimento. Ao longo do projeto, os estudantes buscaram notícias e informações em várias fontes e formatos de veículos de comunicação: jornais impressos ou digitalizados, revistas, portais de notícias, documentários e entrevistas. Foram abordados assuntos do interesse das crianças, indicados pelas professoras conforme as necessidades dos grupos, incluindo temas urgentes e/ou de grande relevância social, cultural, científica, política ou econômica. Para organizar e sistematizar todos os conhecimentos, os estudantes realizaram registros coletivos e individuais, em formato livre (desenhos, resumo, esquema) e estruturado pelo professor. Um trabalho que engloba a linguagem verbal (oral e escrita) e não verbal (desenho). Essa prática favorece a elaboração crítica de novos saberes, conhecimentos, habilidades, linguagens e tecnologias. Para as professoras do segmento, “o projeto valoriza as perguntas, desperta a curiosidade e potencializa a Leitura de Mundo como ferramenta de comunicação e de aprendizagem”.