Projeto de meditação em sala de aula transforma o ambiente escolar
Minutos diários de silêncio, meditação e acolhimento fazem parte do cuidado cotidiano da saúde mental dos estudantes do Colégio Santa Inês
Inspirado pela cultura de contemplação e oração das Irmãs Escolares de Nossa Senhora (IENS) e integrado às atividades da Rede Shalom e da Comunidade Mundial de Meditação Cristã, o projeto promove o bem-estar e o crescimento pessoal dos inesianos - da Educação Infantil até o Ensino Médio. Coordenado pela Pastoral Educacional, sob a liderança de Josimar Philippsen, o programa é desenhado de forma progressiva, respeitando as capacidades e faixas etárias.
As crianças da Educação Infantil participam de momentos de relaxamento, contribuindo para a educação do coração, através da escuta silenciosa. Dessa forma, exercitam um olhar contemplativo sobre a vida e o mundo que as cerca, ao se conectar com o seu eu profundo e com o transcendente, orientadas com recursos lúdicos pelos professores. Com esta prática introduzida na rotina escolar, florescem as possibilidades de harmonização do corpo, da mente e do espírito.
A partir do primeiro ano do Ensino Fundamental, as crianças são introduzidas à prática da meditação, com sessões ajustadas de acordo com a idade - por exemplo, seis minutos de meditação para uma criança de seis anos. A metodologia adotada inicia com uma fase de sensibilização, seguida de exercícios de respiração e concentração. Os estudantes são encorajados a focar em palavras de origem espiritual, como "amizade", e a repeti-las silenciosamente, promovendo um estado de atenção plena e de afastamento de distrações.
Recentemente, o programa foi expandido para o turno integral. Os professores do Colégio agora recebem formação específica para guiar os estudantes nesta prática, assegurando a continuidade e o aprofundamento do projeto em todos os níveis de ensino. Os resultados observados ao longo dos anos são notáveis. “Estudantes que participam do programa demonstram um aumento significativo em sua capacidade de concentração e contemplação, tornam-se mais serenos e apresentam melhorias nas habilidades socioemocionais”, conta Josimar.
A meditação oferece um momento essencial de pausa e reflexão na rotina de estudos, permitindo autoconhecimento e a compreensão do mundo ao redor. Ao final de cada sessão, a experiência é enriquecida pela partilha das palavras meditadas, facilitando a socialização entre os colegas e a expressão de sentimentos e pensamentos.
Este projeto do Colégio Santa Inês não apenas contribui para a saúde mental e emocional, mas também promove uma cultura de paz e que ultrapassa os muros da escola, se alinhando com os valores centrais da instituição de formar cidadãos conscientes e preparados para os desafios do mundo moderno, em uma caminhada.
Tais compromissos implicam movimentar-se em direção ao desenvolvimento de uma educação integral, sustentada por um currículo multidimensional que possibilite ao indivíduo evoluir, plena e harmoniosamente, em todas as suas esferas (cognitiva, espiritual, corpórea, social, cultural, afetiva, ética, entre outras); que oriente articulação entre conhecimentos e saberes das diversas áreas e que garanta a intrínseca relação entre fé, cultura e vida.
Ao integrar a meditação cristã na escola, o Colégio Santa Inês oferece uma ferramenta poderosa para nutrir a vida espiritual e emocional, promovendo ao mesmo tempo um ambiente de respeito mútuo e compreensão. Sendo assim, os inesianos podem aprender a encontrar momentos de calma e descobrir como silenciar as distrações externas e internas para ouvir a voz de Deus em seus corações. Além disso, a prática da meditação cristã ajuda a desenvolver uma maior compaixão pelos outros e a viver de acordo com os ensinamentos de Cristo.