Projeto Nova Etapa apresenta as crianças ao 1º Ano do Ensino Fundamental
O ingresso no 1º Ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais é, sem dúvida, um marco na trajetória escolar das crianças, sendo um momento único e desafiador para todos os envolvidos. Para amenizar a ansiedade e as expectativas em relação a este novo ciclo, a equipe pedagógica realizou, no início de dezembro, mais uma edição do Projeto Nova Etapa. “Acreditamos que as crianças, vivendo bem o seu presente, estarão preparadas para os desafios futuros. Estas experiências mediadas por adultos de referência, a fim de conhecerem o primeiro ano, são facilitadoras da inserção delas na sua nova etapa escolar”, explica a Psicóloga Escolar Renata Prosdoscimi, lembrando que a proposta tem como objetivo familiarizar estudantes do Nível 4 da Educação Infantil ao ambiente do 1º Ano do Ensino Fundamental.
A programação realizada incluiu visitas guiadas nas salas dos 1ºs Anos, brincadeiras na praça do Ensino Fundamental e uma vivência de recreio com as teachers no pátio e no Salão do Prédio 7. “A transição da Educação Infantil para o primeiro ano deve ser vista como uma continuidade, na expectativa da alegria em ver as crianças crescendo e avançando, tanto emocional como cognitivamente. A novidade deve ser vivida em etapas, garantindo um menor nível de ansiedade e desmistificando a ideia de que, no primeiro ano, as crianças perdem o espaço para brincar”, complementa a Coordenadora Pedagógica da Educação Infantil, Rosana Rego Cairuga.