Projeto será apresentado em Congresso Internacional
Depois de ser apresentada em Portugal, no último mês de junho, durante o II Seminário Internacional CAFTe - Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas, agora, será a vez da experiência com o Relatório de Aprendizagem (RA) ser compartilhada no III Congresso Internacional de Ensino e Aprendizagens, no VII Seminário Institucional do PIBID/UNIVATES e no I Seminário de Residência Pedagógica/UNIVATES. Os eventos acontecem no mês de novembro, na Universidade Do Vale do Taquari, em Lajeado. “Compartilhar com a comunidade acadêmica experiências vivenciadas na escola é responsabilidade intelectual e social, além de essencial para o avanço da educação”, destaca a Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais, Analice Vacaro, lembrando que é essencial estabelecermos conexões entre a escola e a academia para que a educação no país atinja patamares mais elevados e melhor qualificação.
Com o Relatório de Aprendizagem, desenvolvido desde 2017 com as turmas do 6º Ano do Ensino Fundamental, os estudantes são instigados a observar e analisar determinados fenômenos sociais sob diferentes perspectivas, envolvendo as diversas áreas do conhecimento e estabelecendo uma conexão entre as especificidades de cada componente curricular, tudo isso numa abordagem sistêmica. Para tanto, são desafiados a propor intervenções assertivas, a fim de resolver os problemas propostos. Tudo é elaborado, executado e avaliado em conjunto pelos professores, que participaram de formação continuada em metodologia ativa.
“O objetivo desta proposta é aprimorar a aprendizagem e reestruturar o processo avaliativo, na medida em que se permite aos estudantes problematizar, explorar e integrar a complexidade dos saberes, por meio de um instrumento de construção de conhecimento”, ressalta Analice, lembrando que o projeto envolve estudantes com idades entre 11 e 12 anos e que a metodologia utilizada na intervenção pedagógica promove a qualificação, tanto da aprendizagem quanto do trabalho docente.