Colégio Santa Inês é convidado para participar do projeto “Manto da Paz”

O que significa viver juntos em paz? De que formas promovemos a paz em nosso cotidiano? Como construir caminhos para a empatia e a compaixão? 

Durante o mês de maio, o Colégio Santa Inês participará do projeto “Manto da Paz”. A iniciativa, que busca promover uma ação horizontal e colaborativa entre a Rede de Escolas Associadas da UNESCO, consiste na construção de uma grande bandeira da paz, elaborada pela comunidade escolar.  

Como rede de escolas associadas à UNESCO nos unimos para grandes causas, dentre elas a promoção da PAZ em todos os âmbitos. 

Além de conectar dois eventos simbólicos, o Dia Internacional das Famílias (15 de maio) e o Dia Internacional do Viver Juntos em Paz (16 de maio), a iniciativa envolve diversas dimensões da participação das escolas na Rede PEA-UNESCO. Dentre elas, destacam-se os 4 Pilares da Educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a conviver e aprender a ser. 

O projeto também procura promover a cultura da paz, a defesa dos direitos humanos, a diversidade cultural e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, especialmente, os de número 4 e 16. 

O objetivo é promover a cultura da Paz e do respeito aos direitos humanos, como manifesto da comunidade escolar. 

Gandhi nos lembra que "o mais perfeito ato da pessoa humana é a paz. E por ser tão completo, tão pleno, em si mesmo, é o mais difícil. 

 

A bandeira inesiana  

Diante disso, pensamos na elaboração de uma bandeira colaborativa, que será construída na 38ª Rústica do Colégio Santa Inês, como parte das atividades do Dia da Família.  

A partir do questionamento “de que forma podemos promover a paz em nosso cotidiano?”, estudantes, familiares e colaboradores serão convidados a partilhar sua resposta por meio de desenhos, palavras, frases, símbolos ou outras representações gráficas.   

Buscando promover uma construção que transborde coletividade para além dos limites da escola, a proposta vem fomentar um momento de troca entre gerações e será alvo de reflexões e conversas em todos os segmentos educacionais. 

 

Um olhar de empatia 

Assim como promove o diálogo acerca da promoção de uma educação pautada na empatia e na solidariedade, o projeto “Manto da Paz” vem como uma ferramenta para o desenvolvimento das habilidades de solucionar conflitos pacificamente e construir caminhos para a equidade, o respeito e a inclusão. 

 

Para a diretora, Ir. Celassi Dalpiaz, a iniciativa é “uma oportunidade de olhar para dentro das instituições e fortalecer as formas de relacionamentos interpessoais e conexões pacíficas”.  

“É mais um momento para toda a comunidade inesiana reforçar seu compromisso com o incentivo à educação não-violenta, demonstrando seu papel para uma formação integral baseada em uma cultura de respeito à diversidade”, complementa a diretora.