Protagonismo e aprendizado
É fato que, ao ensinar, aprendemos e, ao aprender, ensinamos! Prova disso é a atividade realizada pelo 1º Ano do Novo Ensino Médio durante as Trilhas de Aprofundamento em Ciências da Natureza. Durante o projeto “Você sendo professor(a) por um dia!”, orientado pela professora de Química Mariana Marasca, foi proposto que os estudantes compreendessem bem a aplicabilidade da prática do “Leite Psicodélico” e, depois, em outro período, recebessem os estudantes do 1º Ano do Ensino Fundamental para, na prática, transmitirem o conhecimento aprendido.
Durante a atividade, que aconteceu no E-Class - Laboratório Interdisciplinar de Experimentações Prof. Júlio Trolli, a professora da disciplina assumiu um papel de facilitadora e mediadora do processo, orientando os estudantes e oferecendo liberdade para que, coletivamente, tivessem oportunidade de sedimentar o conhecimento científico, através da experiência de ensinar outros estudantes de uma forma mais lúdica e divertida. “A ideia do protagonismo estudantil é uma construção coletiva, que deve ser desenvolvida em todos os momentos da vivência escolar. Nas Trilhas de Aprofundamento em Ciências da Natureza, priorizamos o desenvolvimento do letramento científico sem esquecer que o objetivo maior é incentivar a autonomia dos estudantes e formar cidadãos e cidadãs críticos ao mundo contemporâneo, capazes de tomar decisões e serem cada vez mais instigados a buscarem novas formas do conhecimento”, explica a educadora.
Para a Coordenadora Pedagógica do Ensino Médio, Fabiana Pires, receber os grupos do 1º Ano do Ensino Fundamental e orientá-los para a prática do "Leite Psicodélico", permitiu que os jovens do 1º Ano do Ensino Médio se visitassem - acionando conhecimentos acadêmicos e socioemocionais - para orientar com responsabilidade e clareza. “Foi igualmente importante compreender que o conhecimento foi mútuo, pois os olhares das crianças também ensinaram”, concluiu a Coordenadora ao avaliar o resultado da atividade. Sem dúvida, um exercício prático de conhecimento científico, sim, mas de uma forma lúdica, criativa e responsável. Resultado de uma escola dinâmica e integral, que estimula o protagonismo e possibilita que os estudantes do Novo Ensino Médio possam ter voz ativa no seu próprio aprendizado.