Protagonismo Juvenil: novos representantes de turma são empossados, e nova gestão do GESI organiza suas primeiras ações
“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção”, afirmou o Patrono da Educação Brasileira, Paulo Freire, em seu livro “Pedagogia da Autonomia”.
Cabe, portanto, à escola atuar como propulsora para a formação de novas lideranças estudantis capazes de exercer seu protagonismo em meio a uma sociedade em constante transformação.
Novos representantes de turma são empossados
Diante disso, no último dia 30 de março, foi realizada a cerimônia de posse dos representantes de turma do Colégio Santa Inês. O evento, mediado pelo professor Hilário Bassotto, ocorreu no auditório da escola e marcou a oficialização de novas representações estudantis do 6° ano do Ensino Fundamental II ao 3° ano do Ensino Médio.
Responsáveis por fortalecer o elo entre os estudantes e a instituição, os representantes de turma atuam diretamente na interlocução tanto com o Grêmio Estudantil (GESI) quanto com a Coordenação Pedagógica e a Direção da escola.
Além de representar a sala de aula em todas as suas necessidades, os estudantes eleitos compõem o Conselho de Representantes de Classe, responsável por exercer a representatividade pedagógica quando convocado pela escola.
Ainda cabe ao grupo escolher a comissão eleitoral que organizará as eleições para o ano seguinte e assessorar a equipe do GESI na execução de toda a sua programação.
“Esses estudantes têm a oportunidade de desenvolver a habilidade representativa, atuando como protagonistas e articulando, junto com suas turmas, possibilidades para a concretização dos projetos propostos pelo Grêmio Estudantil”, destaca o professor Hilário Bassotto.
Para o professor, “a atividade do Grêmio Estudantil junto aos representantes de turma é uma escola dentro da própria escola. Nela, os jovens elaboram projetos, aprendem a acertar e a errar e, sobretudo, têm a oportunidade de crescer de forma diferenciada dentro do ambiente escolar.”
Confira os Representantes de Turma de 2023:
Turma 61
Felipe Cervo Rotta e Rafaela Moraes Costa
Turma 62
Maria Antonia Ferme Silveira Quintana e Lucas Miguel Manique Paulin
Turma 63
Érico Pasetto Di Diego e Lya Toffoli Snel
Turma 71
Maria Júlia Schineider Pires e Felipe Sleimon Seligman
Turma 72
Violeta da Rosa Trasel e Luiz Nunes Camey
Turma 73
Rafaela Gonçalves De Barba e Cassiano Chemeris Azevedo
Turma 74
Martina Proto Viedo e Lorenzo de Carvalho Borba
Turma 81
Luísa Braga Crossetti e Artur Dexheimer Fernandes
Turma 82
Júlia Fensterseifer Mottin e Guilherme Magistrali da Silva
Turma 91
Isabela de Assis Vieira e Miguel Rodrigues Duro
Turma 92
Izabela Pereira Rocco e Giancarllo Zigliotto Terra de Almeida
Turma 1A
Alice Ullmann Borgmann e Vithor de Lucca Rocha
Turma 1B
Anna Carolina Costa De Bona e Marília Druzina de Oliveira
Turma 2A
Athos Oliveira Pinto e Guilherme de Castro Chaves
Turma 2B
Igor Xavier e Luísa Castro de Quadros
Turma 3A
Tiago Susin Gomes e Rafaela Baques Ferraz
Turma 3B
Sofia Menegaz Milanez e Ana Carolina de Sá Monteiro
“O líder que há em mim”
O exercício das capacidades de liderança não se restringe ao Ensino Fundamental Anos Finais e ao Ensino Médio. No 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais são realizadas eleições trimestrais para a representação de turma.
Além de possibilitar que mais crianças tenham a experiência de atuar como representantes, o projeto “O líder que há em mim” visa oportunizar a utilização e o aprimoramento das habilidades de liderança de forma positiva para o desenvolvimento da turma.
“No início do trimestre formamos os representantes para esta atuação, com dinâmicas que permitem a descoberta dessas habilidades de forma ativa e prática. Ao final do trimestre, fazemos uma avaliação deste período, onde os representantes podem expressar o que sentiram, o que aprenderam e o que pensam que podem melhorar”, explica Andressa Borges, Orientadora Educacional do Ensino Fundamental Anos Iniciais.
Os primeiros passos do Grêmio Estudantil
No mês de março, a nova gestão do Grêmio Estudantil, que agora conta com o apoio dos representantes de turma, concretizou suas primeiras ações. Entre as propostas, o GESI realizou a distribuição de sacolés para os estudantes na volta às aulas e organizou celebrações pelo dia da mulher.
Para a atual presidente do GESI, Isabela Santurio, o primeiro mês de gestão foi um período de adaptação às responsabilidades inerentes ao cargo e trouxe consigo inúmeras expectativas referentes aos próximos passos.
“Esperamos conseguir atender todas as necessidades dos alunos do Colégio Santa Inês, assim como trazer experiências socioculturais e momentos de descontração e lazer”, enfatiza.
A jovem ainda ressalta que a equipe está comprometida em proporcionar mais conforto aos estudantes, de modo que se sintam acolhidos no ambiente escolar, e pretende atuar ativamente na formação e conscientização dos estudantes para além da sala de aula.
“Como o próprio nome já diz, nós ocupamos o papel de atender os estudantes e tornar a experiência escolar mais agradável para todos. Portanto, nós, do GESI, entendemos que estamos em uma posição de grande responsabilidade. Afinal, não basta criar espaços de interação, lazer e diversão, é necessário também abrir lugar para discussões, debates e outros eventos com espaços para reflexões importantes”, afirma Isabela.
Gestão do Grêmio Estudantil de 2023 realizará sua 1ª Copa GESI
Organizada pela nova gestão do Grêmio Estudantil e sediada no Colégio Santa Inês, a primeira edição de 2023 da Copa GESI de Futsal ocorrerá no dia 15 de abril. O evento será destinado aos estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental II ao 3° ano do Ensino Médio.
Para a Presidente do GESI, a copa é uma oportunidade de integração e descontração para os estudantes inesianos. “Espero que todos possam encontrar lazer no esporte, em um ambiente fora de sala de aula”, ressalta.
Tem interesse em participar? As inscrições dos times podem ser efetuadas na Casinha do GESI, durante os recreios, mediante entrega da ficha preenchida.