Quarta-feira Literária homenageia educadores e educandos
Ontem (12/10) comemoramos o Dia das Crianças e, na próxima sexta-feira (15/10), será a vez de homenagearmos os professores. E é claro que, em uma semana tão especial, a equipe da Biblioteca Sônia Haydê Randazzo não deixaria de lembrar da importância dos educadores e dos educandos. Confira, abaixo, as dicas incríveis de mais uma Quarta-feira Literária.
Olá, leitoras e leitores.
As dicas da semana são para homenagear uma dupla que se completa, é inseparável e está bem pertinho de nós!
Quando educador e educando se encontram, vemos o início de uma relação muito especial e destinada tanto à construção de saberes como à formação de vínculos. Nesse convívio, um não é mais importante que o outro, mas se estabelece uma conexão onde estar juntos faz todo o sentido e abre-se a possibilidade de gerar experiências mútuas pra toda a vida: ler, escrever, falar, problematizar, pesquisar, descobrir, imaginar, criar, raciocinar, opinar, colaborar, participar. E nessa trajetória educativa, como é essencial que as crianças e os jovens sejam vistos como seres completos que também têm suas necessidades, anseios e emoções - assim como seus adultos parceiros -, para que a educação não se constitua apenas na apreensão de conhecimentos, mas inclua em seu currículo aprendizados diários de respeito, amor, solidariedade e compreensão.
Abraços recheados de carinho e de muitas leituras para os nossos educadores e educandos!
O voo dos que ensinam e aprendem: uma escuta poética
De Severino Antônio e Kátia Tavares (Passarinho, 2020)
“O voo dos que ensinam e aprendem é o resumo de uma constelação de afetos. Nos textos de trocas e escutas, sentimos diferentes ritmos, como o bater do nosso coração. Ora em paz, ora apressados, ora em marcha. Mas, em cada ritmo, um jeito novo de entender e dar sempre sentido ao aprender e ao ensinar, abrindo, assim, espaço para uma criação coletiva de um futuro melhor;" O livro é quase um relato de vida, onde o casal de professores Severino e Kátia registram todo o encantamento, os desafios e a paixão pela escolha profissional de ser educador e atuar em comunidade.
O fazedor de velhos
De Rodrigo Lacerda (Companhia das Letras, 2017) - Prêmio Jabuti de Melhor Livro Juvenil
“O fazedor de velhos conta a história de Pedro, um garoto inteligente que está às portas da vida adulta. Com o amadurecimento, chegam questões fundamentais: que profissão escolher? Como lidar com os amores frustrados, os amigos deixados pra trás, os sentimentos confusos que teimam em perturbar? Quem guia o garoto em meio a esses dilemas é Nabuco, um professor experiente, excêntrico e misterioso. Insatisfeito com a faculdade de História, Pedro encontra na literatura um destino possível. Mas essa não é uma descoberta simples - e para chegar até ela é preciso trilhar um caminho de perda e sofrimento.”
Menininho
De Gabriela Romeu com ilustrações da Elisa Carareto (Panda Books, 2020) - Obra premiada com os selos Cátedra Unesco 2020 e Altamente Recomendável FNLIJ
“Menininho é o garoto que recolhe coisas do quintal para construir seus brinquedos e se divertir. E a inspiração para essas brincadeiras vem do ‘tio meio doido’, que atua como aquele que transmite seu conhecimento e sabedoria à criança para mostrar que a verdadeira brincadeira está muito mais na graça de construir algo do que no seu resultado. Com uma linguagem poética e acompanhado das ilustrações de Elisa Carareto, o livro faz um paralelo entre a criança e um passarinho, que também precisa buscar no quintal elementos para construir seu ninho.” O final da obra inclui ainda receitas de passarinho para criar ninho, além de passo a passo para a construção de brinquedos com coisas que podem ser encontradas em qualquer casa – tenha ela quintal ou não.
Ah! E pra cantar e dançar com as crianças, que tal conferir uma playlist de músicas bem bacanas do Selo SESC?